Vigilância prorroga prevenção contra a dengue por mais uma semana

A Semana Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti em Quissamã, que terminaria nesta sexta-feira (27), vai se estender até a próxima semana, devido às inúmeras atividades realizadas nas campanhas de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa”, Antirrábica e da V Semana Interna de Prevenção contra Acidentes do Trabalho (SIPAT). As ações, em parceria com programas como “Estratégia Saúde da Família” e “Saúde Escolar”, além da Divisão de Vigilância Ambiental, são desenvolvidas em escolas, projetos de Assistência Social e nas localidades de Barra do Furado, Machadinha e Carmo.
O Município segue orientação da secretaria estadual de Saúde, que programou, de 23 a 27 deste mês, Sala de Espera nas Unidades de Saúde da Família, com orientação sobre as medidas de combate e controle do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, mais informações sobre sinais e sintomas dessas doenças.
Nesta quinta-feira (26), o estande montado em dois turnos na Escola Municipal Tânia Regina distribuiu com os alunos cartilhas informativas, apresentou vídeos educativos e realizou exposição de larvas do Aedes aegypti.
Segundo o diretor da Divisão de Vigilância Ambiental, da secretaria municipal de Saúde, Leonardo Barcelos Chagas, o trabalho preventivo é realizado o ano todo. “Nas próximas semanas, vamos continuar visitando os domicílios e desenvolver ações educativas sobre os riscos que a população corre se não adotar medidas contra o mosquito vetor”, disse.
Ações – De acordo com a Vigilância Ambiental, foram realizadas de 1º de janeiro a 25 deste mês, 70.982 visitas a domicílios e 552 visitas a pontos estratégicos, como borracharias, ferros velhos e cemitério, entre outros. As ações de promoção e prevenção em Saúde, como palestras, reuniões, panfletagem, colocação de cartazes e medidas de controle para a qualidade da água para consumo entre 1º de janeiro a 24 deste mês, totalizaram 40 e atenderam a todas localidades do município.