Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

USFs de Quissamã festejam a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Todas as equipes das Unidades de Saúde da Família – USF estão engajadas na campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno. O tema deste ano é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Em Barra do Furado, a equipe da USF local inovou comum mural de fotos das lactantes que são atendidas pelas profissionais de saúde da localidade.
Durante esta semana, devemos lembrar que proteger o aleitamento materno é uma
responsabilidade compartilhada. “É hora de informar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias”, declarou a Gerente da Unidade de Saúde da família, Wellika Manhães.
A campanha também visa enfatizar a necessidade do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e, de forma complementar, até os dois anos de idade.
“A amamentação é de suma importância para o bebê, pois além de oferecer vários nutrientes fundamentais para a saúde da criança, é também um meio em que a mãe cria um vínculo ainda mais forte com o filho”, declarou orgulhosa, Shirley Freitas de Souza, mãe do pequeno Jorge Henrique Rodrigues de Freitas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar 24 meses ou mais.
Benefícios da amamentação para o bebê:
1. O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o sexto mês de vida;
2. Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;
3. A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
4. Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo 2;
5. Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram três pontos em média a mais em testes de QI (Quociente de Inteligência).
Benefícios da amamentação para as mães:
1. A amamentação reduz a depressão pós-parto;
2. O leite materno é acessível;
3. A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);
4. Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;
5. A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabete tipo 2 após a gravidez.

Galeria de Fotos