Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

USF de Caxias organiza ação educativa no Parque Aquático

A Unidade de Saúde da Família de Caxias realizou na manhã desta quinta-feira (14), no Parque Aquático Municipal, uma atividade educativa para as alunas da hidroginástica, voltada à mobilização do Outubro Rosa, marcado pela prevenção ao câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Também visa proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
As técnicas de enfermagem, Cleide Viana e Dayana Cardoso falaram sobre a importância da prática esportiva, dos bons hábitos alimentares, da necessidade do autoexame. Também enfatizaram a necessidade de as mulheres marcarem consulta com a enfermeira da unidade na qual são cadastradas para que elas prescrevam os exames de rotina, como a mamografia, a ultrassonografia, exame de sangue, dentre outros.
As técnicas destacaram, também, que o câncer de mama está relacionado com fatores internos, como a predisposição hereditária e a constituição hormonal, além de fatores externos, como questões ambientais, exposição a agentes químicos, físicos e biológicos. Outros fatores estão ligados ao estilo de vida, como o consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Cleide Viana, apontou a predisposição hereditária como um dos mais importantes, dentre os fatores de risco relacionados ao câncer de mama. Segundo ela, de 5% a 10% dos casos estão associados à herança de mutações genéticas. “Além disso, o histórico familiar de câncer de mama é um fator de risco para o surgimento da doença. Caso tenham na família, mãe, irmã, tia ou prima com o tumor, é fundamental investigar o mais rápido possível, pois a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: surgimento de um caroço, chamado nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Galeria de Fotos