Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • USF de Caxias organiza ação educativa no Parque Aquático

USF de Caxias organiza ação educativa no Parque Aquático

A Unidade de Saúde da Família de Caxias realizou na manhã desta quinta-feira (14), no Parque Aquático Municipal, uma atividade educativa para as alunas da hidroginástica, voltada à mobilização do Outubro Rosa, marcado pela prevenção ao câncer de mama, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Também visa proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
As técnicas de enfermagem, Cleide Viana e Dayana Cardoso falaram sobre a importância da prática esportiva, dos bons hábitos alimentares, da necessidade do autoexame. Também enfatizaram a necessidade de as mulheres marcarem consulta com a enfermeira da unidade na qual são cadastradas para que elas prescrevam os exames de rotina, como a mamografia, a ultrassonografia, exame de sangue, dentre outros.
As técnicas destacaram, também, que o câncer de mama está relacionado com fatores internos, como a predisposição hereditária e a constituição hormonal, além de fatores externos, como questões ambientais, exposição a agentes químicos, físicos e biológicos. Outros fatores estão ligados ao estilo de vida, como o consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Cleide Viana, apontou a predisposição hereditária como um dos mais importantes, dentre os fatores de risco relacionados ao câncer de mama. Segundo ela, de 5% a 10% dos casos estão associados à herança de mutações genéticas. “Além disso, o histórico familiar de câncer de mama é um fator de risco para o surgimento da doença. Caso tenham na família, mãe, irmã, tia ou prima com o tumor, é fundamental investigar o mais rápido possível, pois a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: surgimento de um caroço, chamado nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.