Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • USF de Barra do Furado promove atividade educativa sobre o Outubro Rosa

USF de Barra do Furado promove atividade educativa sobre o Outubro Rosa

A Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado, promoveu na manhã desta segunda-feira (04), uma atividade educativa, dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre câncer de mama com a participação da pediatra, Marcela Correia Neto, da enfermeira Raquel Freitas e da nutricionista da unidade, Bruna Manhães.
O objetivo foi difundir ainda mais a informações relativas à prevenção do câncer e mama, um dos mais comuns nas mulheres, assim como conscientizá-las mulheres quanto a importância do autoexame e o conhecimento sobre o seu próprio corpo, como destacou a enfermeira Raquel Freitas:
– É muito importante o autoexame e que a mulher mantenha os seus exames de mamografia em dia, visando o diagnóstico precoce e desta forma possa receber o tratamento adequado.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente em todo o Mundo merecendo especial atenção de profissionais, órgãos governamentais e não-governamentais. No Brasil, os números de mortes pela doença são altos devido aos diagnósticos tardios. Por esse motivo a campanha Outubro Rosa é fundamental para aumentar o índice de diagnósticos precoces. Vale ressaltar que o câncer de mama não atinge somente mulheres.
Segundo a nutricionista Bruna Manhães, uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas podem ajudar a prevenir novos casos de câncer. Na direção oposta, ela aponta os vilões de uma vida saudável: alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo, bebidas açucaradas, bebidas alcoólicas, cigarros e hormônios sintéticos.
Hábitos simples, como atividades físicas regulares são essenciais para prevenir doenças, em especial o câncer de mama e outros tipos. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e não fazer uso de hormônios sintéticos poderiam reduzir em até 30% os casos de câncer de mama, segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.