Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Unidades de Saúde de Quissamã realizam atividades sobre alimentação saudável para público infantil, adulto e terceira idade

Unidades de Saúde de Quissamã realizam atividades sobre alimentação saudável para público infantil, adulto e terceira idade

As Unidades de Saúde da Família (USF) do Centro e do Matias, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), realizaram atividades lúdicas para as crianças do atendimento pediátrico, cujo o tema foi: Semáforo da Alimentação + Alimentação Saudável. O objetivo foi mostrar como é possível se alimentar bem e ainda assim não deixar de comer pratos saborosos.

A nutricionista Bruna Manhães, do Centro, ensinou aos presentes, sobre a importância de consumir alimentos variados para crescerem fortes e saudáveis. As crianças conheceram a pirâmide alimentar e aprenderam como identificar quais os alimentos eles devem comer com maior ou menor frequência, por meio das cores do sinal: verde, amarelo e vermelho.

Com o objetivo de fixar o conhecimento, a nutricionista orientou que todos montassem um boneco e que classificassem os alimentos em liberados, que corresponde ao sinal verde e são os mais saudáveis e que podemos consumir em maiores quantidades, como frutas, tubérculos e legumes. A arte feita por eles, tinha frutas como a melancia, uva, pera e legumes tais como a cenoura, o chuchu.

Na USF do Matias, Viviane Soares, nutricionista, também falou sobre os alimentos que devem ter mais atenção na hora da ingestão, como os amarelos, pois são saudáveis, mas não podemos exagerar no consumo diário, como carnes, queijos e bolos simples. Finalizando a atividade, os que devem ser evitados, os vermelhos, já que são ricos em açúcar, gordura e sódio, como doces, refrigerantes e frituras.

Para a nutricionista, o ato de se alimentar bem deve perpassar o projeto político pedagógico. “É um assunto que precisa ser trabalhado, principalmente com as crianças pequenas, cujos hábitos ainda estão em formação e podem também influenciar o de seus pais e da comunidade”.

As próximas atividades serão nesta sexta-feira (06), na USF do Centro. Às 8h, haverá uma roda de conversa com adultos e idosos obesos, com o intuito de ensiná-los ainda mais sobre os hábitos de vida saudáveis. Já às 13h30, será a vez dos Cardioprotetores participarem da conversa.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.