• Secretaria de Educação

Tecnologia na educação: Escola Felizarda Maria incorpora práticas digitais na rotina de ensino para alunos do maternal ao 5º ano

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Educação, deu mais um passo para reforçar a implantação do processo tecnológico nas escolas da rede municipal. Referência pelo ensino de qualidade e por abordar a educação em uma unidade escolar quilombola, a Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, é a primeira da rede a implantar o método de ensino digital na grade estudantil dos 160 alunos matriculados.

Durante as aulas, a sala de informática se torna o parque de diversão dos alunos, em que o computador é o principal brinquedo. São disponibilizados vídeos e jogos educativos que compõem a sequência didática trabalhada na sala de aula. Todos os notebooks utilizados pelos estudantes foram adquiridos através do investimento da Prefeitura de Quissamã, além do resultado da parceria com a Petrobrás, via Programa de Inclusão Digital “Janelas para o Amanhã”.

“Do maternal ao 5º ano, todos nossos alunos são atendidos duas vezes na semana com aulas vinculadas ao currículo e fazendo assim com que as metodologias ativas façam parte da prática do professor. Tudo isso com o objetivo de somar a um método de aprendizagem que já é referência em Quissamã. Importante salientar que todos os nossos professores regentes abraçaram o projeto e incorporaram com entusiasmo em seu planejamento tornando suas aulas mais significativas e atraentes”, comentou o Diretor Administrativo da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, Allan Alves.
As novas ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na educação, são cada vez mais essenciais devido ao avanço tecnológico.

“Esse processo de digitalização da escola tem funcionado muito bem, os alunos têm gostado bastante desse contato com o computador. Passam por outro ambiente de ensino, além daquele tradicional de sala de aula. A sala de informática funciona como um complemento ao ensino que acontece na sala de aula. O trabalho acontece sempre em parceria com os professores regentes, e através dos conteúdos previstos no currículo o trabalho acontece através de pesquisa de jogos e vídeos relacionados para que não fujam do que aprendem em sala de aula”, comentou o professor tecnológico Marcos Paulo Trindade, que é responsável por fazer a ponte entre a tecnologia e o professor regente na unidade escolar.

Inovação nas escolas – Ao lado do vereador Aílson Barreto, a secretária de Educação, Helena Lima, realizou um encontro nesta terça-feira (30) com gestores das escolas e professores tecnológico com a apresentação da proposta pela Coordenadora do Projeto no Município, professora Ana Beatriz Rangel. O objetivo  foi reforçar a inserção de métodos tecnológicos na aprendizagem e democratização ao acesso dos alunos.

Foi citado a importância do papel do professor como mediador do processo com o aluno, assim como a tecnologia digital, mudanças do mundo, ferramentas de interatividade, jogos e gamificação, além de metodologias ativas.