Teatro do Oprimido fará apresentação nesta sexta-feira na Escola Maria Ilka

Com a proposta de levar aos alunos e comunidade a abordagem de temas importantes e promover a conscientização de forma lúdica, o Teatro do Oprimido será apresentado nesta sexta-feira (10) na Escola Municipal Maria Ilka, em Santa Catarina. A ação educativa e preventiva é uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e propõe a reflexão sobre as diferentes formas de violência e violação dos direitos humanos.
A peça será encenada pela Cia Catarte com a temática “Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes”. A coordenadora do Creas, Flávia Lúcia Eduardo da Silva, explica que o tema será abordado em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no próximo dia 18 deste mês. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.
“Iniciamos essas apresentações no final de 2018 e a ideia é levar a ação para diversos pontos da cidade com temos variados. Já falamos, por exemplo, sobre drogas e violência contra a mulher”, disse Flávia.
O Teatro do Oprimido, criado pelo dramaturgo, diretor e teórico Augusto Boal, em 1960, é caracterizado como um método que utiliza de técnicas, exercícios e jogos teatrais para estimular a discussão e problematização de assuntos políticos, sociais, éticos e estéticos. A abordagem é realizada de forma ativa para que a postura de praticantes e espectadores seja relevante diante de conflitos, objetivos, desejos e problemas aleatórios.
As próximas apresentações acontecerão no dia 17/05, às 9h, na Praça de Caxias (sendo que às 8h30 haverá caminhada saindo da Praça Brigadeiro José Caetano); e no dia 24/05, às 15h30 no Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira ad Silva.