Semana Pedagógica abre ano letivo 2022 da rede municipal

As aulas na rede municipal de Quissamã começam na próxima segunda-feira (14) e nesta quarta (9), no auditório da Prefeitura, a Secretaria de Educação deu início à Semana Pedagógica abertura do ano letivo de 2022 com formação dos professores da Educação Infantil, CBA, cuidadores e auxiliares de creche. A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista deram as boas-vindas aos professores, falaram sobre investimentos e anunciaram o encaminhamento à Câmara, nos próximos dias, do projeto lei com as bolsas de estudo para os professores em pós-graduação, mestrado e doutorado.
Com o tema “Ressignificar: Buscando um novo sentido para a educação” a rede vai reforçar a importância de ressignificar a leitura do coletivo, do individual e de os alunos ouvirem a leitura dos professores. O evento foi organizado pela Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP).
– Hoje é impossível retornar à aula de aula sem tecnologia. Por isso, distribuímos notebooks, a vocês professores, tablets aos alunos, estamos adquirindo as TVs, reformando e ampliando nossas unidades escolares. Vamos construir três creches e também investir na capacitação de vocês. Nos próximos dias, encaminharemos à Câmara o projeto de bolsas de estudo em pós-graduação, mestrado e doutorado. Um profissional cada vez mais capacitado, agrega ao seu Plano de Cargos e Carreiras que temos muito orgulho de termos implementado – frisa a prefeita Fátima Pacheco.
O vice-prefeito destacou a oportunidade que a Educação de Quissamã oferece hoje. “Ônibus, infraestrutura, professores, conteúdo, material didático e pedagógico e merenda de qualidade. Tudo o que para muitos, a alguns anos atrás era difícil, a distância de casa para a escola era grande e alguns paravam os estudos e outros nem começam. Não escrever nem o nome e saber escrever o próprio nome é dignidade e resgatamos isso”, destaca Marcelo Batista.
A secretária de Educação, Helena Lima, falou da importância de ressignificar e dar início ao ano letivo de 2022 que defende que será diferencial na vida profissional e pessoal de todos. Ainda segundo a secretária, o trabalho desenvolvido durante a pandemia, em módulos e sistema híbrido, foram essenciais para esta retomada 100% presencial.
– É importante destacar que a gente precisa seguir, investir em ações presenciais para que possamos diminuir o grande hiato que ficou no aprendizado dos nossos alunos, com esses dois anos de pandemia que ainda não acabou. Temos, aqui, a base importante para que a nossa educação supere todo prejuízo que tivemos. Nossas escolas não fecharam, nossos professores trabalharam, receberam regência, pagamento em dia, suporte com material dos módulos. Começamos com um passo à frente e, em breve, com todos vocês, vamos conseguir harmonizar todo processo de aprendizagem – ressalta a secretária.
O subsecretário de Educação, Robinsson Serra, lembrou do cenário de 2017 a 2020 com queda de arrecadação e a pandemia, mas destacou que, apesar dos obstáculos, a Educação de Quissamã fez investimentos e registrou avanços importantes.
– Somos o Ideb de referência, Quissamã foi e continua sendo exemplo em Educação durante a pandemia, implementamos o Plano de Cargos e Carreira dos Professores esperado por mais de 10 anos. Isso se deu pela sensibilidade do governo que entende a Educação como um pilar extremamente importante na sociedade – frisou Robinsson Serra.
O secretário de Governo, Adeilson Lopes, destacou o papel da mulher na Educação. “Vocês são poderosas e estão tomando o lugar de vocês. Acabou essa história de que o lugar da mulher é na cozinha, o lugar da mulher é onde ela quiser, onde ela se sente bem. Vocês são guerreiras”, destaca Lopinho.
O vereador e presidente da Comissão de Educação na Câmara, Ailson Barreto, disse que o legislativo faz as indicações e o governo tem a sensibilidade de ouvir.
– O Legislativo não executa, essa é uma prerrogativa do Executivo. Nós enquanto Câmara indicamos e contamos no Executivo, com uma prefeita que tem a sensibilidade de ouvir e estabelecer essa parceria em prol do desenvolvimento da nossa cidade – disse Ailson Barreto.