Com o tema “Quissamã com Orgulho: Visibilidade, Inclusão e Respeito – Por uma cidade que acolhe, educa e garante dignidade à população LGBTQIA+”, a Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Quissamã 2025 teve início nesta quinta-feira (3). A programação especial, que se estende até sábado (5), foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e começou com uma capacitação voltada a servidores da Guarda Municipal, Saúde, Assistência Social e Educação. O objetivo é promover a conscientização e o letramento para um atendimento mais humano e inclusivo à população LGBTQIA+.
Durante o encontro, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a história do movimento LGBTQIA+, identidade de gênero, orientação sexual, cidadania, direitos e políticas públicas. A capacitação contou com a presença do psicólogo e especialista em identidade de gênero Jefferson Souza; da advogada do Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RJ – 12ª Subseção, Bruna Morrison Siqueira; e da assistente social Dhébora Rodrigues, também do Centro de Cidadania.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, destacou a importância da ação.
“É um momento de capacitação e reflexão para que todos nós possamos melhorar a forma como enxergamos esse segmento, que é digno de inclusão, igualdade e respeito. Para além do dia 28 de junho, que é o Dia do Orgulho, precisamos sair da simbologia e avançar na concretização de políticas públicas. Vivemos em um país com uma estatística alarmante: o que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. É dever do município promover essa aproximação, inclusão e qualificação no atendimento, pois dignidade humana, igualdade e respeito estão assegurados na Constituição”, afirmou.
A advogada e coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, Shana Ribeiro Caixão, elogiou a atuação do município. “Quissamã tem se destacado no combate ao preconceito. Precisamos manter esse avanço ao longo do ano, unindo forças em políticas públicas que realmente efetivem o enfrentamento à discriminação e à violação de direitos das pessoas LGBTQIAPN+”, ressaltou.
A programação da Semana do Orgulho inclui ainda rodas de conversa e um torneio de queimada, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso de educar, integrar e celebrar a diversidade em Quissamã.
Também participaram da abertura a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Elizabeth Sanz, e a diretora de Políticas para o Gênero e a Diversidade, Analhia Souza.
Programação da Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Quissamã 2025
04 de julho – Sexta-feira
Sede da Secretaria de Direitos Humanos
Das 10h às 13h
Sessão de Cinema e Roda de Conversa: Letramento em Diversidade
Atividade com exibição de filme e roda de conversa sobre afetividade, inclusão e juventude LGBTQIA+.
Programação:
- 10h: Boas-vindas e contextualização
- 10h15: Exibição do filme
- 11h45: Roda de conversa
- 12h45: Encerramento
05 de julho – Sábado
Ginásio Poliesportivo Municipal
Das 14h às 18h
Torneio de Queimada LGBTQIA+ e Encerramento Festivo
Evento esportivo e cultural com premiação simbólica para a equipe vencedora. A atividade promove integração, convivência e celebração da diversidade.
Inscrições:
Na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania – Rua Conde de Araruama, nº 687, Centro – Quissamã.
Também serão aceitas inscrições no local do evento, até 30 minutos antes do início.
Público-alvo: maiores de 16 anos
Observação: menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada por responsáveis legais.
Programação:
- 14h: Recepção e explicação das regras
- 14h30: Rodadas do torneio
- 17h30: Premiação e encerramento com música