Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde realiza ação educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Secretaria de Saúde realiza ação educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Ações Programáticas, realizou nesta terça-feira (10), no Centro de Saúde Benedito das Chagas Pinto, uma atividade educativa para os pacientes que esperavam pelo atendimento do médico cardiologista, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no último domingo (8). A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, primeira causa de mortalidade no Brasil segundo o Ministério da Saúde, e informar sobre o tratamento do colesterol alto.
O colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e também é gerado pelo corpo humano. Além disso, desempenha funções essenciais no organismo, como produzir hormônio e vitamina D. Existem dois tipos de colesterol: o LDL, é considerado “colesterol ruim” e facilita a entrada de gordura nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura, causando o “entupimento”. Já o HDL, é o “colesterol bom”, que retira a gordura das células e facilita a sua eliminação do organismo.
Embora muitas pessoas achem o colesterol uma substância maléfica, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. O colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. No entanto, é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.
O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, como obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes, tabagismo, que o fator genético também pode influenciar no controle do colesterol, mas que uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, não fumar, evitar o estresse, comer mais frutas e verduras, evitar frituras, dar preferência a ingestão de carnes brancas, tanto grelhadas, quanto assadas, entre outros, podem ajudar no controle.
“Uma dieta saudável evitará, futuramente, doenças cardiovasculares. Para isso, é necessário controlar o consumo de certos tipos de alimentos dando preferência aos nutrientes necessários para corpo e mente saudáveis. Exercício físico, comer e dormir bem, evitar bebida alcoólica, fumar e alimentos gordurosos são aconselháveis para ter boa saúde. O colesterol é uma doença para todas as idades, por isso a importância de uma alimentação saudável, além de fazer exames de sangue regularmente para controle”, explicou a nutricionista Sara Santos.
Alguns alimentos que auxiliam no equilíbrio do colesterol:
– Vegetais folhosos, frutas com casca.
– Farinhas e sementes (chia, linhaça)
– Farelo de aveia
– Abacate
– Peixes ricos em ômega 3 (atum, sardinha e salmão)
– Azeite de oliva extravirgem (quantidades controladas)

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.