Secretaria da Saúde realiza avaliação antropométrica em aproximadamente 3.100 crianças de zero a 10 anos

A Prefeitura de Quissamã, por meio da parceria entre as Secretarias da Saúde e Educação, deu início há dois meses aproximadamente, a uma série de avaliações antropométricas das crianças de zero a 10 anos, nas unidades escolares do município, com todas nutricionistas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta segunda-feira (13), foi a vez da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva receber a visita da nutricionista Bruna Manhães para mais uma pesagem.
Ao todo são 86 alunos que frequentam desde o berçário ao maternal, atendendo crianças de zero a dois anos e 11 meses. Para a diretora pedagógica e administrativa, Lucilene Barcelos, é muito importante essa questão da pesagem para que a criança tenha a alimentação natural, sem ingestão de açúcar, visando cada vez mais uma dieta balanceada.
A nutricionista Bruna Manhães, que realizou a atividade na Creche Raquel Francisca, falou sobre os principais objetivos. “Visamos a mudança de comportamento a longo prazo em termos de escolha e adoção de hábitos saudáveis, alavancados por um efeito multiplicador, no qual a educação em saúde e a nutrição são compartilhados não só com as crianças, mas também com seus familiares, professores e com a toda comunidade”.
A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro realiza estas ações com o propósito de conhecer o perfil nutricional, identificando os alunos com obesidade e desnutrição, acolhê-los e encaminhá-los para acompanhamento multidisciplinar com os profissionais da USF responsável pela criança. As nutricionistas também realizam atividades educativas e práticas integrativas. As Escolas Carlos Roberto Cruz Filippino, Felizarda Maria Conceição de Azevedo e a Escola Municipal Délfica De Carvalho Wagner foram contempladas.
O Programa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil das crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I. As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.
Vale relembrar que a primeira a receber o Programa Crescer Saudável, foi a Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula. Aproximadamente 508 crianças foram pesadas para que fosse calculado o IMC – Índice de Massa Corporal, a fim de saber quantas estão a cima e quantas estão abaixo do ideal.
Todas as crianças matriculadas na rede municipal serão contempladas, totalizando 3.100 alunos neste primeiro momento, que abrange crianças de zero a 10 anos de idade. O Crescer Saudável é um dos programas coordenados pela ATAN – Área Técnica de Alimentação e Nutrição, que visa trabalhar junto as escolas, por intermédio do o Programa Saúde na Escola – PSE, na promoção de hábitos saudáveis e na Prevenção da Obesidade Infantil.
Segundo a coordenadora da ATAN, Alba Valéria, o conjunto de ações visa incentivar os hábitos saudáveis desde o nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. A pesagem que está ocorrendo nas escolas municipais é para que se possa, por meio da busca ativa, identificar as crianças com risco nutricional com baixo peso, sobrepeso e obesidade, para que o município forneça o atendimento tanto adequado, quanto ágil, a esse grupo.

ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS
A nutricionista Viviane Soares, também realizou atividades educativas com as crianças da Escola Municipal Sementes do Futuro, no Canto da Saudade e as da Creche Municipal Júlia Pessanha de Souza, no Sítio Quissamã. Ela realizou uma dinâmica sobre os alimentos que devem ser priorizados e evitados, de forma lúdica, para chamar a atenção das crianças.
Vale ressaltar que a nutricionista Jaqueline Silveira, também realizou nas Escolas Municipais Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, em Caxias e Ignácio Hugo de Souza, na Penha, atividades educativas. Talita Rother, falou sobre alimentação saudável e a importância do prato colorido para os alunos do 1° período da Escola Professora Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto.