Saúde vai prevenir população contra febre amarela com vacinação

Preocupados com o quadro de febre amarela no Estado do Rio, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista, após manter contatos durante dois dias com o governador, Luiz Fernando Pezão e a secretaria estadual de Saúde, conseguiram 10 mil doses da vacina para prevenir a população contra a doença. As doses começam a ser aplicadas na próxima semana em Quissamã, quando a secretaria municipal de Saúde vai divulgar os horários e locais de vacinação.
O público alvo para receber as doses da vacina, são os habitantes com idade a partir de 9 meses até 60 anos. As recomendações referentes às contra-indicações específicas para esta vacinação de bloqueio estão sendo repassadas aos municípios, não devendo afetar as orientações do Ministério da Saúde para as demais regiões. Para esta ação específica, são contra-indicações: gestantes, nutrizes, pessoas com alergias a algum componente da vacina e alergia a ovo e derivados, pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde ou com doenças que causam alterações no sistema de defesa, transplantados de medula óssea, portadores de HIV e crianças menores de seis meses.
– A população deve se manter tranqüila, porque nossa secretaria está montando a logística para atender todo o fluxo de moradores, de Barra do Furado a Pindobas, em um esforço concentrado do pessoal da secretaria – disse a prefeita, Fátima Pacheco.
No Estado – Em todo o Rio de Janeiro serão disponibilizadas 350 mil doses, sendo 250 mil a serem utilizadas em ação de bloqueio, e o restante, no restabelecimento dos estoques dos municípios.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde, os municípios que já estão na área de bloqueio são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Comendador Levy Gasparian, Italva, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quatis, Resende, Rio das Flores, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de itabapoana, São José de Ubá, Três Rios, Valença e Varre-Sai.