Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde promove orientação e testagem, em prevenção à sífilis

Saúde promove orientação e testagem, em prevenção à sífilis

O Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e a Unidade de Saúde da Família – USF, do Carmo, foram as unidades escolhidas pela Secretaria Municipal de Saúde, para a sequência da campanha de orientação e prevenção a respeito da sífilis e sífilis congênita, na sexta-feira (22). Nesta segunda-feira (25), foi a vez da USF de Barra do Furado. Além da orientação, os profissionais do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realizaram testagens. A campanha tem o objetivo de dar maior visibilidade à doença, facilitando a prevenção e o tratamento.
A enfermeira Alessandra Campos Costa, da USF do Centro e assistente social, Isabel Alves, falaram sobre a redução da transmissão da sífilis, assim como de sua morbidade. O enfrentamento da doença, o diagnóstico precoce, teste rápido, tratamento e as atividades educativas permanentes para os usuários, fazem toda a diferença.
A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida sexualmente – sífilis adquirida, ou da mãe para o filho, conhecida como sífilis congênita. É fundamental realizar o tratamento precoce adequado no paciente e seu parceiro, a fim de evitar maiores problemas e visando interromper a cadeia de transmissão.
Coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Rosemeri Braga, destacou a importância das atividades educativas realizadas no “Outubro Verde”, mês de conscientização e prevenção da sífilis e sífilis congênita.
– A sífilis congênita é uma doença de fácil prevenção, se diagnosticada durante o pré-natal e realizado o tratamento adequado da gestante positiva e do parceiro. Em casos de pessoas contaminadas com a sífilis, ocorre ausência de sintomas, prejudicando o diagnóstico e o tratamento, contribuindo para a contaminação de outros indivíduos.
Vale ressaltar, que o município de Quissamã possibilita, também, o pré-natal do parceiro, realizando a testagem para sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C, além da solicitação de outros exames e atualização da caderneta vacinal. Os testes de sífilis são feitos nas unidades,com resultado liberado em até 20 minutos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.