Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Saúde promove orientação e testagem, em prevenção à sífilis

O Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e a Unidade de Saúde da Família – USF, do Carmo, foram as unidades escolhidas pela Secretaria Municipal de Saúde, para a sequência da campanha de orientação e prevenção a respeito da sífilis e sífilis congênita, na sexta-feira (22). Nesta segunda-feira (25), foi a vez da USF de Barra do Furado. Além da orientação, os profissionais do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realizaram testagens. A campanha tem o objetivo de dar maior visibilidade à doença, facilitando a prevenção e o tratamento.
A enfermeira Alessandra Campos Costa, da USF do Centro e assistente social, Isabel Alves, falaram sobre a redução da transmissão da sífilis, assim como de sua morbidade. O enfrentamento da doença, o diagnóstico precoce, teste rápido, tratamento e as atividades educativas permanentes para os usuários, fazem toda a diferença.
A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida sexualmente – sífilis adquirida, ou da mãe para o filho, conhecida como sífilis congênita. É fundamental realizar o tratamento precoce adequado no paciente e seu parceiro, a fim de evitar maiores problemas e visando interromper a cadeia de transmissão.
Coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Rosemeri Braga, destacou a importância das atividades educativas realizadas no “Outubro Verde”, mês de conscientização e prevenção da sífilis e sífilis congênita.
– A sífilis congênita é uma doença de fácil prevenção, se diagnosticada durante o pré-natal e realizado o tratamento adequado da gestante positiva e do parceiro. Em casos de pessoas contaminadas com a sífilis, ocorre ausência de sintomas, prejudicando o diagnóstico e o tratamento, contribuindo para a contaminação de outros indivíduos.
Vale ressaltar, que o município de Quissamã possibilita, também, o pré-natal do parceiro, realizando a testagem para sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C, além da solicitação de outros exames e atualização da caderneta vacinal. Os testes de sífilis são feitos nas unidades,com resultado liberado em até 20 minutos.

Galeria de Fotos