Saúde e Educação dão continuidade à ação de saúde bucal nas escolas

O Programa Saúde na Escola (PSE), a Estratégica de Saúde da Família (ESF) e a Coordenação de Odontologia, em parceria com as escolas municipais, retomaram na última semana as atividades educativas sobre saúde bucal. Na manhã desta terça-feira (12), os profissionais deram continuidade às ações para alunos do 2º e 3° ano.
A Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, recebeu a equipe composta pelo dentista Stefano Ducan e pela Agente de Saúde Bucal – ASB Claudete Barcelos. Os profissionais falaram sobre a forma correta da escovação, o uso do fio dental e a necessidade da higiene bucal como prevenção das cáries.
A atividade realizada na Escola Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, contou com a presença da gerente da Unidade de Saúde da Família, Wellika Manhães, com a dentista Marilane de Azevedo Curttis e a auxiliar Rosângela Maria dos Santos. Os mesmos temas foram abordados e as dúvidas esclarecidas. Todos os alunos receberam livros explicativos.
Além de ensinar os conteúdos curriculares, a escola também é um espaço de socialização e formação dos alunos enquanto cidadãos e pessoas atuantes na sociedade. É no ambiente escolar que são adquiridos conhecimentos importantes para a vida e a promoção da saúde também faz parte desses ensinamentos.
“Estes são valores que devem ser ensinados desde cedo, quando os alunos aprendem noções básicas de higiene e exercitam tanto o corpo quanto a mente no ambiente escolar. Com isso, a escola contribui para criar hábitos saudáveis que serão cultivados até a idade adulta, melhorando a qualidade de vida da população em geral”, declarou a Coordenadora do PSE, Maria Aparecida Barcelos.
SERVIÇO:
Calendário de atendimento de odontologia nas escolas.

??18/04?? Escola Municipal Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos (manhã)

??19/04??Escola Municipal Prof.ª Nelita Barcellos dos Santos (manhã)

??19/04??Escola Municipal Ignácio Hugo (tarde)

??29/04??Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino (manhã)