• Assistência Social

Saúde de Quissamã é premiada na V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do SUS

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi premiada na V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde – SUS. O evento aconteceu nos dias 6 e 7, em Maceió, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN. Foram inscritos ao todo, 240 trabalhos e destes, 100 foram escolhidos pelo SUS. Apenas 18 municípios foram selecionados para apresentação oral e somente seis foram premiados. Quissamã foi eleito no eixo da obesidade infantil.

O trabalho teve como título: “PROTEJA como instrumento de construção e fortalecimento das ações, promoção de alimentação adequada e saudável e atividade física para deter a obesidade infantil no município de Quissamã”. Ele foi preparado em parceria com a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, ESF – Estratégia de Saúde da Família, Programa de Saúde na Escola e da Criança e do Adolescente, sendo apresentado por Alba Abreu, nutricionista e Coordenadora da ATAN – Área Técnica de Alimentação e Nutrição.

O programa Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil – PROTEJA foi lançado em outubro de 2021, mas teve seu início em janeiro de 2022 e visa deter a obesidade infantil. Foi elaborado um plano de ação coordenado pela equipe da ATAN, baseado na Política Nacional de Nutrição (PNAN), ao estímulo das ações intersetoriais, à promoção de práticas alimentares e ao estilo de vida saudável.

O município encontra-se com as ações consolidadas, sendo que em 2021 foi acompanhado 48,9% da população com dados nutricionais. A partir do diagnóstico do perfil nutricional e alimentar das crianças de zero a 10 anos, foi mapeado o risco nutricional e elaborado um plano de trabalho das ações pactuadas no termo de adesão ao PROTEJA.

“Quero agradecer a todas as secretarias, que tão logo solicitadas, foram fundamentais no êxito do trabalho. Foi apresentada a proposta do programa a secretária de Esporte e Juventude, aos de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Comunicação Social, Educação e Assistência Social, e sensibilizados, foram inseridos nesta construção ao serem solicitadas informações sobre ações realizadas pela secretaria. A partir dos dados recebidos, foram alinhadas as ações a serem executadas”, agradeceu Alba.

A V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do SUS tem como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar as ações exitosas que apontam caminhos possíveis para concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

A PNAN reforça o atendimento às necessidades relacionadas à alimentação e nutrição como parte do compromisso do SUS em garantir o direito à saúde e contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira. Desta forma, a realização da Mostra visa promover o intercâmbio de inovações e conquistas na implementação, consolidando este espaço de troca de experiências, aprendizagem e valorização dos profissionais e gestores do SUS.

Espera-se que a realização da V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS junto ao XXVII CONBRAN possa potencializar a participação da diversidade de atores que atuam no campo da alimentação e nutrição no SUS, fomentando parcerias entre as diversas instituições e profissionais que contribuem para a efetivação da PNAN.