Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Sábado é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva

Neste sábado (7), a Vigilância em Saúde disponibilizará vacinas para todos os cães e gatos da área urbana do município, das 8h às 17h. O Dia D acontecerá nas Unidades de Saúde de Família (USF) do Centro, Carmo, Matias e Caxias, na própria Vigilância em Saúde (no parque de exposição), e na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã.
A orientação é que os animais não sejam levados por crianças e que os cães estejam com coleira e guia. Os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas ou mesmo em um saco. Para animais com temperamento agressivo a recomendação é pelo uso de focinheira. Os animais podem apresentar sintomas como dor no local vacinado, febre e comportamento mais quieto em até 36 horas após a aplicação da dose.
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus, podendo transmiti-lo. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença. Quem for mordido por animal contaminado deve lavar o local machucado com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Galeria de Fotos