Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Rede Municipal de Ensino de Quissamã retorna às aulas presenciais no sistema híbrido

Rede Municipal de Ensino de Quissamã retorna às aulas presenciais no sistema híbrido

Foi um reencontro que em muitos momentos deixou visível a emoção de pais, alunos professores, diretores, profissionais de apoio e até da equipe da Secretaria de Municipal de Educação. Mesmo que “estando juntos” por meio de dispositivos digitais, o retorno às aulas presenciais, após dois anos e seis meses, teve aquela pitada de novidade. Um “novo normal”, para quem já estava se acostumando a ver colegas, professores e alunos, pela telinha do computador ou dos tablets.
Esta segunda-feira, dia 4 de outubro, marcou o retorno dos alunos do ensino fundamental e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Quissamã, às aulas presenciais. Com o aumento da cobertura vacinal contra o Coronavírus e a redução contínua no número de casos, as atividades vão sendo liberadas gradativamente, mesmo que pontuadas por uma rotina já habitual, que ainda exige, dentre outras medidas, o conhecido distanciamento social, a fim de evitar aglomerações.
Para que o município de Quissamã definisse pelo retorno às aulas presenciais, a opção foi adotar o sistema híbrido, com o revezamento de alunos no ambiente escolar, como alternativa para proporcionar o funcionamento da escolas com número reduzido de alunos por turma. Enquanto neste primeiro momento, voltaram às salas de aula os alunos do Fundamental e da EJA, a Educação Infantil e o Maternal 1 e 2, tem a retomada agendada para o dia 18 outubro.
Neste primeiro momento, cabe aos pais ou responsáveis a decisão quanto à permanência dos alunos no modelo de ensino remoto (atividades online), ou pelo retorno presencial, no modelo híbrido. Para controle, eles devem comunicar à unidade escolar na qual o aluno está matriculado, sobre qual sistema adotarão.
Na Escola Municipal Tânia Regina, no bairro Alto Alegre, Mariane Meireles, mãe do menino Matheus Meireles, do 5 º ano, aprovou as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação: “todas as medidas de segurança foram adotadas pela escola, isso foi preponderante para a decisão do retorno do Matheus à sala de aula”, avaliou Mariane.
A secretária de Educação, Helena Lima, revela que os cuidados com a higiene e a segurança são abrangentes: “desde o transporte escolar, passando pela entrada dos alunos nas unidades, refeição, disposição das carteiras e mesas nas salas, todas as medidas que compõem o protocolo estão sendo aplicadas”, enfatizou.
O retorno às aulas presenciais vem sendo planejado há bastante tempo, com análise dos protocolos de segurança e avaliação quanto ao melhor momento. A Secretaria de Educação se preocupou também em preparar os próprios servidores para esse momento de reencontro. Ao longo da última semana de setembro, professores e servidores das secretarias escolares da rede municipal participaram de uma série de encontros, nos quais foram transmitidas instruções e orientações com o objetivo de subsidiar as atividades técnico-administrativas, com a finalidade de otimizar o atendimento à comunidade escolar.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.