A secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa de Hanseníase e Tuberculose, realizou nesta quarta-feira (9), mais uma ação. A atividade com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose, foi destinada aos idosos assistidos pelo Programa de Fortalecimento de Vínculos (antigo PAI), em sua sede.
Os profissionais de saúde encenaram uma peça teatral com o título “Procurar a cura, vamos tratar o Joãozinho?”, com a explicação de como identificar os primeiros sintomas, e o encaminhamento para o tratamento na rede municipal. Na sequência, o médico infectologista Marcus Vinícius Miranda abordou o tema com a plateia.
“Hoje dialogamos com os assistidos do PAI a respeito da importância da valorização dos sintomas respiratórios, principalmente a tosse persistente, e a solicitação dos exames de triagem diagnóstica para tuberculose. Assim se torna possível o pronto início do tratamento”, observou o infectologista.
Em caso de resultado positivo o paciente é encaminhado ao especialista para confirmação e prosseguimento do tratamento, com a supervisão da medicação pelos Agentes Comunitários de Saúde, que realizam visitas domiciliares.
A enfermeira responsável pelo programa municipal de Hanseníase e Tuberculose, Ruth Méia Nunes relata que na rede municipal de saúde o atendimento ao paciente acontece desde a busca dos sintomáticos respiratórios (tosse há mais de 15 dias), pela atenção primária de saúde, nos postos da Estratégia de Saúde da Família – ESFs. E o paciente é acompanhado pela equipe da ESF e do Centro de Especialidades, durante todo o tratamento.
“A tuberculose é transmitida através de gotículas respiratórias expelidas por pessoas com a enfermidade ativa. Os sintomas incluem tosse seca ou com catarro, dor nas costas, febre baixa, emagrecimento, perda de apetite”, informou Ruth Méia Nunes.