Quissamã sedia reunião sobre Plano Municipal de Educação

Com o objetivo de colaborar com o andamento do Plano Municipal de Educação de Quissamã, e de outros municípios da região Norte Fluminense do Estado, foi realizado um encontro nesta quinta-feira (3), no auditório da sede do executivo, com a técnica e representante do Ministério da Educação (MEC) e secretaria de Estado de Educação, Denise Corecha. Participaram também da reunião, representantes dos municípios de Carapebus, Macaé, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.
A técnica, que costuma sair em diligências por todo o Estado, escolheu Quissamã para reunir os demais municípios e passar informações complementares sobre a organização do documento. Na última quarta-feira (2), Denise Corecha reuniu-se com a equipe técnica da secretaria de Educação, para discutir detalhes sobre o Plano de Educação de Quissamã, instituído em 2015.
A representante do Ministério da Educação (MEC) e secretaria de Estado de Educação, Denise Corecha, explicou que seu encontro com a equipe da Semed responsável pelo Plano Municipal de Educação de Quissamã está em fase de monitoramento para avaliação do documento.
“Quissamã já está organizando sua conferência para atender todos os parâmetros legais e hoje está recebendo outros municípios da região para dar continuidade a essa formação, que tem o propósito de orientar esses profissionais envolvidos na organização do Plano Municipal nesse processo, e informação sobre fonte de pesquisa, onde eles possam melhorar o trabalho. A ideia é que a gente caminhe nessa construção, não de um novo plano, mas de uma revisão dos planos municipais que possa atender melhor as expectativas educacionais de cada cidade”, ressaltou Denise.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, ressaltou que cada município possui suas peculiaridades, mais que todos caminham em prol de uma educação de qualidade, pois todos querem o melhor, trabalhando dentro de sua realidade, possibilidades, condições e recursos humanos.
“Nós estamos trabalhando com o Plano Municipal de Educação de Quissamã e a nossa equipe vem organizando o documento há muito tempo, para que seja implementado da melhor forma possível para atender nossas demandas. E hoje, recebendo esses outros municípios da nossa região, mostra que cada vez mais a educação vem buscando melhores condições e metodologias em prol de uma educação de qualidade. E a Denise veio para dar um suporte e trazer a experiência que ela tem de municípios bem sucedidos na questão do plano”, destacou.
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê metas da educação básica até a pós-graduação para serem atingidas nos próximos dez anos. Para sua concretização a lei determina que estados e municípios elaborem os próprios planos, para que as metas sejam monitoradas e cumpridas localmente.
O Plano Municipal de Educação (PME) de Quissamã, foi aprovado em junho de 2015, pelo Legislativo, depois de um processo constante de reuniões, debates e proposições organizados pela Coordenação de Ensino da Secretaria de Educação (SEMED).