Quissamã: Saúde realiza ações de conscientização do Março Lilás

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de prevenção ao câncer de colo uterino, a Prefeitura de Quissamã preparou uma agenda de atividades para marcar o Março Lilás. As ações terão capacidade reduzida, sempre respeitando as medidas de saúde durante a pandemia da Covid-19. A campanha foi iniciada nesta semana, com duas atividades. Na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde ofertou teste de glicemia, agendamento de exame preventivo, mamografia, avaliação nutricional e orientação sobre os cuidados odontológicos.
“Preparamos uma programação de sala de espera nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, dando as informações sobre prevenção, informação nutricional, entre outros temas. É importante que cada usuária busque a sua ESF para agendar o preventivo, e buscar informações sobre a mamografia. Ao longo do ano, trabalhamos em parceria com as demais coordenações no intuito de promover saúde e cuidados. A melhor e principal arma que temos é a prevenção”, disse Bruna Baptista, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.
No Dia Internacional da Mulher, a ação foi aprovada pelas servidoras da sede da prefeitura. A auxiliar de serviços gerais Ângela Maria de Souza dos Santos, participou das avaliações. “Tive a oportunidade de fazer a aferição da glicemia, o peso, e graças a Deus está tudo certo. Não precisei marcar Mamografia e nem exame preventivo, pois os meus exames estão em dia. Aprovo a iniciativa”, conta Ângela.

— Programação

– Centro de Especialidades – Sala de Espera – Dias 10, 17, 24 e 31 de março- Centro de Especialidades – Coleta de citopatológicos com funcionárias – Dias 11, 15, 16, 18, 22, 23, 25, 29 e 30 de março

– Nas unidades da Estratégia Saúde da Família
ESF Caxias – Sala de Espera e Capacitação de ACS – Dia 9