Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria municipal de Saúde, firmou parceria com o Governo do Estado e trouxe o Mamógrafo Móvel para a cidade. De terça-feira (30) a sábado (3), o caminhão da saúde estará estacionado no Pátio da Igreja Matriz e a expectativa é realizar cerca de 700 atendimentos.
“É uma importante ação para garantir saúde e vida longa para as mulheres de Quissamã. A prevenção garante uma vida saudável. Agradeço a parceria do Governo do Estado em mais uma ação em prol da população de Quissamã”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
Moradora da Praia de João Francisco, Maria José de Jesus, foi a primeira atendida entre as 90 mulheres agendadas no primeiro dia, e comemorou a iniciativa. “A mamografia é muito importante, já é a quarta vez que faço. Dói um pouco, mas é um incômodo necessário para cuidar da saúde. O atendimento foi rápido e tive orientação”, conta Maria José.
O vice-prefeito Marcelo Batista esteve no local acompanhando o atendimento. “Essa é uma importante parceria em prol da saúde e bem-estar da nossa população. As mulheres não vão precisar se deslocar para outras cidades,exatamente para trazer acolhimento e comodidade”, ressaltou Marcelo.
A secretária de Saúde, Milena Viana, explica que além da mamografia, o Mamógrafo Móvel também vai realizar ultrassonografia. A subsecretária Sabrine Pereira destaca que os pacientes com indicação médica para realizar estes exames devem procurar o Complexo Regulador para o agendamento. “Nossas equipes estão preparadas para fazer o atendimento”, completou Sabrine.
Durante a recepção às pacientes, agentes de combate a endemias orientaram as mulheres sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“Essa condição climática de sol e chuva favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O estado do Rio já tem um novo alerta de epidemia e precisamos cuidar da nossa casa, da gente e dos nossos. Pedimos que deixem os agentes entrarem em suas casas para a revisão, cuidados e orientações necessárias”, frisou a secretária de Saúde.