Quissamã realiza Plenária Ampliada do Conselho Municipal de Saúde

O auditório do Instituto Federal Fluminense- (IFF) recebeu nesta quinta-feira (9), a realização da Plenária Ampliada do Conselho Municipal de Saúde de Quissamã. Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser um outro dia”, o evento apresentou como objetivo promover o diálogo com o intuito de formular propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e Nacional de Saúde, respectivamente.

As deliberações discutidas nas Conferências Nacionais de Saúde são resultantes dos debates ocorridos nos estados, por meio das Conferências Estaduais, que, por sua vez, resultam das propostas decorrentes das Conferências Municipais.

Participaram da formação da mesa de abertura dos trabalhos, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana da Silva, a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, o vereador Ailson Barreto, o membro da comissão organizadora, Raphael Braga, e o representante dos municípios da Região Norte Fluminense, Paulo Valadares.

Na sequência, a psicóloga, mestre e doutora em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ e coordenadora de planejamento e gestão em saúde da secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã, Delba Barros, ministrou palestra com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser um outro dia”.

“Conferências e Plenárias de saúde são espaços de diálogo entre governo e sociedade para construção de políticas públicas do SUS. Portanto, as proposições aprovadas nesses fóruns devem ser incorporadas nos planejamentos em saúde das esferas governamentais. Quissamâ construiu seu plano de saúde em 2021 a partir da conferência municipal de saúde que teve como título Saúde: direito e dever de todos. Embora a saúde seja um direito garantido na Constituição Federal a sua universalidade está sempre sob ameaça. Sendo assim, cabe, hoje, estarmos reunidos para reafirmar a defesa do SUS, da vida e da democracia. O SUS é nosso”, destacou Delba Barros.

A formulação das propostas foram trabalhadas na formação de quatro grupos, com os temas: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o sus, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todas as pessoas.

“A Plenária Ampliada de Saúde foi um momento de reflexão e discussão entre os grupos compostos por trabalhadores da saúde, gestão e sociedade civil, resultando em propostas relevantes que visam ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, que abrange as três esferas de governo. Foi uma manhã produtiva, democrática e participativa; agradecemos a presença de todos os participantes”, avaliou a subsecretaria de Saúde Sabrine Pereira.