Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã realiza Fórum pelo Dia da Consciência Negra

Quissamã realiza Fórum pelo Dia da Consciência Negra

No próximo dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, Quissamã debate a importância da população negra na construção da identidade local, durante o Fórum “Nossa terra, nossa gente e nossa história”, a partir das 8 horas, no Centro Cultural Sobradinho. O reconhecimento e a valorização dos negros como elementos preponderantes da cultural local, serão a tônica do evento, voltado também a propor reflexões a respeito do racismo estrutural.
O evento contará com palestras, roda de conversa, apresentações musicais e do jongo, e exposição de fotos das diversas manifestações culturais dos territórios quilombolas formados por Machadinha, Boa Vista, Bacurau, Mutum e Santa Luzia, além de ser um espaço aberto para o debate do tema. Cientista social e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Ceam, Nágila Oliveira, será a principal palestrante do Fórum, falando a respeito do “Reconhecimento e valorização dos patrimônios históricos e culturais negros enquanto políticas antirracistas”.
– Um dos caminhos para se desconstruir o racismo estrutural em nossa sociedade é criar um movimento de resgate, reconhecimento e valorização da história e da cultura negra. Quissamã é um território marcadamente negro e que a partir de políticas de valorização do seu patrimônio cultural pode dar importantes passos na construção de novas narrativas antirracistas e promotoras de equidade racial, destacou Nágila.
A secretária de Cultura, Kitiely Freitas, lembrou a relevância do tema e a necessidade de que a discussão em torno das políticas antirracistas sejam recorrentes, reforçando que o evento é para discutir as relações étnicas e raciais, falar sobre a importância da data e seu significado histórico.
– É um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e todas as formas de exploração, que se estende ao ano todo. É parte de um conjunto de ações afirmativas institucionais que reverbera, sobretudo, nos espaços educativos com atuações formativas que visam colocar e reafirmar, na ordem do dia, a humanização de uma população imensa que contribuiu e contribui com a história e acumulação da riqueza mundial.
Dentre as manifestações artísticas e culturais que farão parte da programação haverá uma apresentação do Grupo Cultural Tambores de Machadinha, com sua expressão singular: o compasso da dança é marcado pelas batidas no caxambu, tambor de couro grave, e no candongueiro, tambor agudo e se caracteriza por ser uma forma expressão poética, musical e coreográfica. Durante a performance, é feita uma roda para os dançarinos e o solista, puxar os “pontos”, como são chamados os versos da dança, que são respondidos em coro pelos demais participantes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.