A secretaria municipal de Saúde de Quissamã, via coordenação de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras, realizou nesta terça-feira (30) uma roda de conversa no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas, para finalizar as ações alusivas ao Maio Roxo, mês de conscientização a respeito do Lúpus.
“A divulgação durante o Maio Roxo proporcionou muitos esclarecimentos. Em Quissamã a população conta um ambulatório específico para doenças autoimunes, com profissionais médicos capacitados para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento do Lúpus”, destacou a coordenadora do programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras, Andrea Oliveira.
Durante o encontro, a assistente social Rosa Maria Costa abordou o acompanhamento oferecido pelo município, que conta com 24 assistidos.
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. O termo autoimune significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos (vírus, bactérias, germes) dos tecidos saudáveis do corpo, criando autoanticorpos que atacam e destroem o tecido saudável. Esses autoanticorpos causam inflamação e dor e podem danificar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo pele, coração, pulmões, rins e cérebro.