Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Assistência Social
  • Quissamã promove roda de conversa “Homens pelo fim da violência contra a mulher” como parte das ações do Mês da Mulher

Quissamã promove roda de conversa “Homens pelo fim da violência contra a mulher” como parte das ações do Mês da Mulher

Com o intuito de conscientizar os homens e ampliar as políticas de prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira (13), uma roda de conversa com a temática “Homens pelo fim da violência contra a mulher, diálogos e visões sobre o tema”, voltada ao público masculino. O evento faz parte da programação do Mês da Mulher, que contou também com a entrega de três Projetos de Lei aos vereadores. O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura.

O bate-papo foi conduzido pelo assistente social, Joílson Gomes, e pelo advogado, Carlos Roberto Cordeiro, com mediação da Coordenadora de Política para as Mulheres, Nágila Oliveira. A roda de conversa abordou a violência contra a mulher, panorama da rede de acolhimento no município e o atendimento do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH). Estiveram presentes os vereadores Lopinho, Aílson Barreto, Fábio Castro e Janderson Barreto.

“Hoje foi uma conversa direcionada aos homens sobre o fenômeno da violência contra a mulher. É extremamente importante a gente chamar os homens para essa conversa, porque a gente não consegue discutir e dar encaminhamento à redução da violência contra a mulher sem a presença dos homens. Em Quissamã, temos uma ampla rede relacionada ao atendimento às mulheres em situações de violência, como o CEAM, mas temos também um Núcleo Especializado no Atendimento ao Homem, que é de extrema importância, porque ele recebe os homens agressores, que são encaminhados direto da justiça”, comentou Nágila.

A Prefeita Fátima Pacheco assina e entrega três Projetos de Lei para a Câmara – Um dos projetos está relacionado à prioridade de vagas em creches para filhos de mulheres em situação de violência doméstica que estejam em acompanhamento pelo CEAM, que tenham medida protetiva e que tenham feito registro de ocorrência. O segundo direciona à priorização em creches para filhos de mulheres que estejam no sistema prisional e regressas do cárcere, em liberdade assistida. O último, implementa um espaço próprio para o NEAH.

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destaca que Quissamã segue tomando medidas abrangentes para lidar com a violência contra as mulheres, incluindo o aprimoramento dos serviços.

“Quissamã está sempre à frente quando se trata do acolhimento às mulheres vítimas de violência. Conseguimos avançar em toda rede de proteção da mulher e no acompanhamento das medidas através do NEAH. Com esses Projetos de Lei, vamos avançar ainda mais. A rede em Quissamã conta também com a Sala Girassol, Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Centro de Referência Especializado de Assistência Social”, disse.

Quissamã é pioneiro na região e segundo no Estado a contar com o serviço, previsto no art. 22 da Lei Maria da Penha, que trata do comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação. O Núcleo fez três anos de funcionamento em março.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.