A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, realizou, na quinta-feira (9), um importante encontro com agricultores familiares no Parque de Exposições. O objetivo do evento foi orientar e esclarecer sobre o processo de compras diretas de alimentos para a alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo, assim, produtos mais frescos e nutritivos, além de fortalecer a agricultura local.
Em 2017, o município de Quissamã foi premiado pela gestão da intersetorialidade no programa, com reconhecimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como município que compra mais de 30% da agricultura familiar.
“O PNAE é um programa essencial que compõe a alimentação escolar. Em nossa Rede Municipal de Ensino, ofertamos uma alimentação de qualidade, com refeições balanceadas e nutritivas, uma vez que entendemos que, para nossos alunos aprenderem, precisam ter todas as suas necessidades atendidas”, enfatizou a secretária de Educação, Helena Lima.
Além dos agricultores, o encontro contou com a presença de técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, representantes da Secretaria de Educação e técnicos da Emater.
“Com essa iniciativa, a Prefeitura de Quissamã demonstra seu compromisso em fortalecer a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local e garantindo uma alimentação escolar de qualidade para os alunos da rede municipal”, avaliou o subsecretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Rildo Barcelos.
Durante o encontro, os agricultores foram apresentados, de forma detalhada, ao funcionamento do processo de compras, com apresentação do técnico agrícola Daniel Chagas.
Os participantes tiveram acesso aos dados da pesquisa de preços realizada pela Prefeitura, o que auxilia na definição de valores justos e competitivos para os produtos.
Foram apresentadas as vantagens e a importância da emissão de notas fiscais eletrônicas, garantindo a transparência e a rastreabilidade das operações.
A equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Pesca também orientou os agricultores sobre a documentação exigida para participar das chamadas públicas, facilitando o acesso ao programa.
Ao comentar sobre a iniciativa, o agricultor Luiz Geraldo da Silva expressou sua satisfação: “Essa parceria com a Prefeitura é muito importante para nós, pequenos agricultores. Poder fornecer nossos produtos para a merenda escolar é uma oportunidade de valorizar nosso trabalho e garantir uma renda mais estável”, avaliou Luiz Geraldo.
A Prefeitura de Quissamã continuará investindo em ações que valorizem os agricultores familiares e promovam o desenvolvimento sustentável do município.