Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã participa do 1° Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Quissamã participa do 1° Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou da mesa do 1° Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizado pela Frente Parlamentar da Alerj, nesta segunda-feira (27), no Rio. Com a presença de prefeitos, parlamentares e secretários, o evento apresentou as melhores práticas no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas na área da Saúde.
Acompanhada da sub-secretária municipal de Saúde, Sabrine Pereira, Fátima Pacheco, que também é presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), ressaltou a importância da união dos municípios para tratar de diversos assuntos, como a Saúde.
“É muito gratificante participar de um evento que discute um tema tão importante para os municípios e consórcios. Não apenas debater, mas também buscar alternativas para reforçar as políticas públicas para o setor. Isso é possível através da união dos municípios, por isso os 15 prefeitos do Cidennf mantêm uma relação generosa, dando visibilidade as cidades do Norte e Noroeste Fluminense. Também destaco a parceria com a Alerj, representada neste Fórum pelo deputado Jair Bittencourt, e com o governador Cláudio Castro, o que contribui com as nossas ações”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
Fórum com participação dos municípios
O 1° Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro ganhou especial relevância após a aprovação da Lei 9447/21, de autoria dos deputados André Ceciliano e Jair Bittencourt, que autoriza o Executivo a repassar os recursos do Fundo Estadual da Saúde e do Fundo Nacional da Saúde aos consórcios de saúde geridos pelos municípios.
Além do Cidennf e de prefeitos, o fórum contou com a participação de representantes de mais seis consórcios de municípios do Estado do Rio. “O consórcio será uma ferramenta para promover a ampliação dos serviços especializados, oferecidos aos usuários do SUS, de maneira eficiente, com otimização dos recursos, fortalecendo as ações regionais do Estado. São diversos projetos voltados à Saúde Pública, como o projeto voltado ao Abastecimento e gestão de Medicamentos; a possibilidade de criação de um centro especializado em cuidados às doenças raras, e a implantação do Samu 192, que ambos serão trabalhados de forma regionalizada”, destacou Vinícius Viana, secretário executivo do Cidennf.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.