Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti no bairro da Penha

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta segunda-feira (22), os agentes de combate a endemias estiveram na Penha, orientando a população e buscando possíveis focos do mosquito. A mobilização na localidade também contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS.

A diretora de Vigilância Ambiental, Janaina Isidoro, ressalta que a participação da população é fundamental no controle do mosquito, e alerta para os cuidados que as pessoas devem adotar.

“Em 2023, Quissamã teve números positivos no combate ao Aedes aegypti. O município registrou índice zero de infestação do mosquito transmissor de acordo com o Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, porém em janeiro deste ano o índice registrado foi de 1,6%, que significa médio risco. A prevenção é sempre importante e os cuidados diários devem ser redobrados. A população não deve descuidar do quintal, sendo necessário verificá-lo, pelo menos, uma vez por semana, em busca de possíveis criadouros”, orientou Janaina.

Entre as medidas de prevenção, manter limpos e fechados os reservatórios de água, recolher brinquedos do quintal quando não estiverem em uso, manter pneus em local coberto ou dar o destino correto, colocar areia nos pratos de planta, manter o lixo fechado e colocar para coleta no dia e horário corretos, manter as calhas limpas e garrafas viradas para baixo e limpar piscinas sempre que se mostrar necessário.

“Sem dúvidas as ações de prevenção são importantes, a visita dos agentes traz maior segurança para a população ao alertar para as medidas de prevenção necessárias”, comentou Ana Lúcia das Dores, moradora do bairro Penha.

Confira os próximos bairros a serem visitados pelas equipes:
Quarta-feira (24/01)- Santa Catarina
Quinta-feira (25/01)- Barra do Furado
Sexta-feira (26/01)- Praia de João Francisco

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.