Quissamã incentiva o primeiro emprego: 125 jovens assinam contrato com o Juventude Ativa

Criado em 2021, o Juventude Ativa se estabeleceu como uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens. Nesta terça-feira (28), o Programa de Aprendizagem Profissional proporcionou que jovens quissamaenses de 18 a 23 anos assinassem pela primeira vez um contrato de trabalho, com base na CLT. A segunda turma do Programa conta com 125 jovens, que vão atuar nas repartições públicas municipais com carteira assinada e receberão uma bolsa-auxílio no valor de salário mínimo por mês. O programa é uma realização da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Gabinete.

Segundo a coordenadora do Programa, Anne Caroline Cardoso, logo no início de abril, os novos contratados terão aprendizagem teórica com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e quando ocuparem as secretarias serão avaliados pelos supervisores dos setores por disciplina e conduta. A carga horária será de seis horas por dia com assinatura da folha de ponto.
“Os jovens aprendizes da segunda turma do Programa assinaram o contrato para que logo iniciem as atividades, iniciem o MBTI, que é um curso teórico, e logo estarão atuando nos seus postos de trabalho, que serão os setores da Prefeitura”, ressaltou Anne.

Entre os 125 selecionados estão as estudantes Ana Luiza e Ana Cecília, de 18 anos. A dupla elogiou a preparação para o mercado de trabalho promovida pelo Juventude Ativa.

“Eu estou muito contente com esse primeiro emprego, realização pra mim. Vai me ajudar bastante, não só profissionalmente, mas dentro de casa, a renda. O Juventude Ativa vai abrir portas pra mim, eu quero trabalhar na parte de administração, curso administração e logística, e isso vai me dar mais experiência”, comentou Ana Cecília.

Ana Luiza também está satisfeita em fazer parte da qualificação profissional. “O primeiro emprego é muito importante e a Prefeitura de Quissamã, mais uma vez, está ajudando todos os jovens da nossa cidade. Hoje eu fiquei muito feliz de tá participando do Juventude Ativa e eu quero agradecer a Prefeitura de Quissamã e a todas as pessoas que estão envolvidas nesse trabalho”, disse.

Programa — O Juventude Ativa oferece acompanhamento com psicólogo e assistente social, acompanhamento vocacional, curso de qualificação para inserção no mercado de trabalho. A lista dos selecionados ainda contempla 137 jovens que ficam no cadastro de reserva. A comissão, formada por dois assistentes sociais, representantes das secretarias de Governo, Assistência Social, Educação, da Procuradoria Geral do Município e Gabinete, avaliou, ao todo, 414 inscrições.

O Programa fomenta ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho.

“O primeiro projeto já foi um sucesso. Por mais que a gente tenha essa visão social da introdução dos jovens ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Quissamã já tem isso enraizado na cultura, isso foi perceptível desde o primeiro encontro. Nossa perspectiva é que isso venha cada vez replicar no número de vagas e, também, com relação ao crescimento e desenvolvimento da sociedade como um todo”, comentou Adriano Andrade, supervisor de Departamento Pessoal do CIEE.