Quissamã: Escola Felizarda Maria recebe alunos da UERJ para apresentar modelo de ensino quilombola

A Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, no Quilombo Machadinha, em Quissamã, recebeu nesta sexta-feira (19) a visita técnica da turma de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os acadêmicos conheceram o processo de implantação da educação quilombola na unidade escolar além do Complexo Cultural Fazenda Machadinha e o Memorial. A UERJ é a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil, de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR).

De acordo com o Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mário Simão, que acompanhou o grupo, a experiência em conhecer diferentes modalidades de educação no Estado faz parte da formação dos graduandos.

“Essa interlocução, diálogo com as escola, o compartilhamento de saber, é o que a gente veio fazer aqui. Conhecer a experiência. Então um pouco das práticas pedagógicas, das vivências que eles constroem com os alunos, porque isso faz parte da formação desses graduandos do curso de licenciatura. A gente agradece muito, porque, na verdade, nós compartilhamos a formação destes, que num futuro próximo estarão nas escolas”, destacou.

A unidade escolar conta com mais de 170 alunos matriculados e oferece uma educação em tempo integral que busca valorizar a cultura local para conscientizar os alunos sobre a comunidade quilombola, agregando a história de Machadinha ao cotidiano. A Escola Felizarda Maria é referência por abordar a tradição do quilombo, proporcionando uma imersão na história, marcada pela resistência e reconhecimento de seu povo. Os aspectos culturais que moldam Machadinha também são trazidos para o ambiente escolar, mostrando a importância dessa cultura para os mais jovens.

Também são oferecidas diversas oficinas, como a de Cultura e Resistência; Tranças; Abayomi; Pintura em Gesso; Culinafro; Contação de história; Informática; Nossa gente, nossa História; Projeto de leitura; Pequenos griôs; entre outras.

“A gente busca fortalecer uma educação antirracista junto de uma equipe que trabalha conosco e formata todo modelo de ensino. Promovemos uma educação que através das nossas oficinas, contemplam e valorizam a economia local. Escola em tempo integral para as crianças e famílias também é muito importante”, disse o Diretor Administrativo, Allan Alves.

A diretora do Memorial Machadinha, Dalma dos Santos, recebeu os visitantes e apresentou as origens do local, contribuição para a formação cultural do município, a trajetória da cultura afro-brasileira, mostrando os costumes, além do período da escravidão e o cotidiano com o trabalho escravo nas fazendas.