Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã dá continuidade à capacitação sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

A secretaria de Saúde de Quissamã, deu prosseguimento neste sábado (25), à capacitação para as enfermeiras das Unidades de Saúde da Família – USF, visando o diagnóstico precoce do câncer de mama. O treinamento da equipe é essencial para abreviar o tempo do diagnóstico. Além disso, como a promoção e a prevenção são a base do Sistema Único de Saúde – SUS, é fundamental que esse princípio seja estruturado na atenção primária. No caso do diagnóstico do câncer de mama, a identificação logo no início é determinante para um tratamento mais eficaz.
O treinamento das profissionais de enfermagem é feito em parceria com a mastologista do Município, Milena Issa, e acontece no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas. A capacitação tem como objetivo diagnosticar precocemente o câncer de mama, cuja incidência maior ocorre nas mulheres, mas que também pode acontecer nos homens, em uma proporção de um caso masculino para cada 100 casos femininos. Quanto mais cedo for o diagnóstico e o início do tratamento, mais chances o paciente tem de obter sucesso.
A Subsecretária de Saúde do Município, Sabrine Pereira, destaca que “a educação permanente é muito importante, por conta da troca de saberes, atualização de fluxos e atendimento com qualidade, visando o tratamento precoce e eficiente em patologias como o câncer de mama”. Já a mastologista Milena Issa, destaca a necessidade de haver um olhar atento quanto a prevenção:
– Precisamos exercitar este olhar diferenciado para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso a importância de capacitações como esta, que orientam nossos profissionais para um trabalho conjunto, de uma percepção geral do paciente, possibilitando assim, encaminhamento prioritário de casos mais urgentes para o especialista”, afirmou Milena Issa.
O trabalho dos colaboradores das unidades é essencial nas comunidades e tem sido cada dia mais valorizado e bem avaliado. Dessa forma, iniciativas voltadas ao aprimoramento profissional, atualização e troca de experiências, são fundamentais para que os munícipes tenham um atendimento cada vez melhor na Saúde.
Conceição de Maria Batista Araújo, enfermeira da Unidade de Saúde da Família – USF de Machadinha, ressaltou a importância das aulas práticas: “esse é o nosso terceiro encontro para aulas no consultório com pacientes que estão sendo submetidas ao tratamento, então, ter esse contato é fundamental para obtermos orientações importantes, assimilando ainda mais aprendizado”, afirmou.
Outro fator significativo no diagnóstico adiantado do câncer refere-se à possibilidade de evitar sequelas, como amputações provenientes de tipos específicos da doença. Por isso, o intuito da capacitação sobre sinais e sintomas do câncer, é levar conhecimento à toda equipe multidisciplinar, que compõe a USF. O conteúdo ministrado consiste no sinais e sintomas, política nacional para a prevenção, controle e epidemiologia, além dos cuidados necessários para a atenção à saúde da mulher com câncer.
– A Doutora Milena é uma profissional extremamente competente. A sua tranquilidade, embasamento, conhecimento e vontade de nos ensinar, para que em conjunto possamos fazer um trabalho com maior alcance, torna a educação permanente ainda mais importante. Ela nos passa que quanto mais cuidado temos no primeiro atendimento, melhor para todos nós, pois poderemos identificar casos precoces e o objetivo é traçar a linha de sistema de navegação para não perdemos os pacientes em acompanhamento e melhorarmos o fluxo de atendimento com a especialista”, afirmou Raquel Freitas, Enfermeira da USF de Barra do Furado.

Galeria de Fotos