Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã: crianças e gestantes aprendem na prática a importância da alimentação saudável

Quissamã: crianças e gestantes aprendem na prática a importância da alimentação saudável

Na última semana, tanto na terça (05), quanto na sexta (08), nutricionistas das Unidades de Saúde da Família – USF do Matias e do Centro, realizaram atividades educativas para o público infantil e gestantes, com o intuito de estimular o consumo de verduras, legumes e frutas, além de mostrar para as crianças, que elas também podem ajudar os adultos na criação de uma horta caseira desde o plantio até a colheita.
Na USF do Matias, a nutricionista Viviane Soares abordou o tema: “De onde vem os alimentos?“. Um dos objetivos desta ação foi explicar a origem dos alimentos para que as crianças criem hábitos alimentares saudáveis. Alimentar-se adequadamente e com moderação, passa exatamente por reconhecer o que está no prato.
Viviane fez a pergunta: Vocês já pararam para pensar quantos benefícios uma horta pode trazer para o desenvolvimento infantil? E ela mesmo pôde responder para os responsáveis que estavam acompanhando as crianças na unidade.
“A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações, é capaz de incentivar a criança a prestar atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar, a horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde”, ressaltou.
Quando estimulamos as crianças a terem contato com uma horta, entra em pauta a alimentação saudável e, dessa maneira, começam a conhecer melhor o que foi plantado e o que será colhido. As crianças são estimuladas a experimentar e valorizar os alimentos que cultivaram, a preparar receitas fáceis e inserir esses alimentos no seu cotidiano.
Após a nutricionista explicar sobre os benefícios que os vegetais e as frutas podem proporcionar para a saúde, as crianças fizeram uma visita a horta da unidade e puderam aguçar o gostinho de criarem suas próprias hortas em casa e fazer desse momento, algo lúdico, que se torne um programa familiar divertido, educativo que faz bem para saúde.
Já na USF do Centro, a nutricionista Bruna Manhães, abordou o mesmo tema, só que a conversa foi com as gestantes da unidade. Bruna falou sobre a importância da boa alimentação nessa fase da vida.
– Uma alimentação equilibrada na gestação, reduz os riscos de o bebê nascer ou desenvolver, ao longo de sua vida, diversas doenças, como a obesidade, o diabetes e certas alergias alimentares. Outro fator importante que influência na vida do bebê, é a formação do paladar, que já inicia dentro da barriga da mãe.
Na próxima quinta-feira (14), às 9h, Bruna realizará a mesma atividade na USF de Barra do Furado e aproveita para convocar os interessados. “Também haverá distribuição de mudas para que cada participante possa implementar a horta em seu quintal”, finalizou a nutricionista.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.