Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, Conselho Municipal de Assistência Social, juntamente com a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Quissamã, nesta quinta-feira, 13, no auditório Myrthes de Campos.
A Conferência teve o objetivo de unir a sociedade civil e o poder público na formulação de propostas para a efetivação de políticas públicas na área de assistência social, a partir de cinco eixos principais: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos e benefício e transferência de renda. As propostas serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados eleitos.
A prefeita Fátima Pacheco falou da importância da conferência como um espaço de reflexão e diálogo, sobre uma temática fundamental que a garantia de direitos de todo cidadão. “Foi com muito trabalho, muita perseverança, muita articulação, junto com a população que conseguimos colocar a nossa cidade no 6º lugar do ranking estadual de cidades mais sustentáveis. E é preciso entender que não há como fazer política pública sem recurso financeiro porque isso é fundamental para combater a pobreza. O município tinha um investimento anual de cerca de R$ 5 milhões na Assistência Social quando assumimos nosso primeiro mandato e em 2023, já estamos destinando mais de R$ 32 milhões. Quando não se investe no combate à pobreza, há impactos na saúde, na segurança pública e em tantas outras áreas. É preciso investir nas pessoas, tirar os jovens, crianças e adultos da vulnerabilidade. E é isso que fazemos aqui em Quissamã”, disse Fátima.
Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Lista, ressaltou a relevância dos programas sociais que assistem o cidadão de Quissamã, desde a infância até a terceira idade, com garantia de direitos e transferência de renda. “Quero aqui agradecer a todos os conselheiros, todos os trabalhadores da assistência e ao poder público municipal que atuam incansavelmente nesta luta tão importante que é a gestão do Sistema Único de Assistência Social com benefícios socioassistenciais e direito a garantia de renda com proteção social”, salientou.
Além da formulação e votação das propostas para a Conferência Estadual e eleição dos delegados, a programação da conferência contou ainda com entrega de moções, entre elas, a moção póstuma ao ex-conselheiro Paulo Batista Pessanha, apresentações culturais pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Jovens em Ação, apresentação das ações da Secretaria de Assistência Social de Quissamã, e uma palestra magna, ministrada pela assistente social e mestre em Política Social pela UFF, Adriana Perez.
Ainda estiveram presentes na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Quissamã o vice-prefeito, Marcelo Batista; a secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Magalhães; a secretária de Assistência Social de São Fidélis, Jusheyla Peixoto; a superintendente da gestão do SUAS na Secretaria de Estado de Assistência Social, Dayse Marcello; a conselheira, Meire Paiva; e os vereadores Fábio Castro, Ailson Barreto e Janderson Barreto.