Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã comemora o Dia Mundial da Saúde com uma série de atividades

A secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Ações Programáticas, realizou na manhã desta quinta-feira (07), na Praça Brigadeiro José Caetano, uma série de atividades educativas, além de ofertar serviços voltados para os munícipes. O evento contou com a parceria de diversos Programas da Saúde, a Estratégia de Saúde da Família – ESF e as secretarias de Educação, Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A comemoração começou com alongamento realizado pela educadora física Fabiana Augusta com os assistidos pelo Programa de Atenção ao Idoso – PAI, que compareceram em peso e participaram com muito empolgação de todas as atividades. A população também marcou presença e ficou interessada nos serviços prestados. Em seguida, teve a apresentação do “Boi Renascer” com os integrantes da bateria, despertando a atenção dos transeuntes. Foi um dia de muita alegria, sorrisos e leveza.
Esta data, criada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informar sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde o tema deste ano de 2022: “Nosso Planeta, Nossa Saúde”.
Cada programa participante pôde esclarecer mais para a população sobre suas funções. O Saúde na Escola – PSE entregou panfletos e tirou dúvidas, assim como o da Saúde da Criança e do Adolescente. O Programa da Saúde do Homem falou sobre câncer de próstata. Já o Programa de Controle de IST/AIDS e Hepatites Virais entregou preservativos femininos e masculinos. O da Saúde da Mulher abordou o tema: câncer de mama. O Programa de Práticas Integrativas e Farmácia Viva distribuiu mudas de capim limão, erva cidreira, boldinho, entre outras.
O programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase explicou os sintomas das doenças e a necessidade do paciente fazer o exame de escarro. O de Hipertensão e Diabetes – Hiperdia aferiu a pressão arterial – PA, realizou teste de glicemia e aplicou a vacina da Influenza nos idosos. Vale ressaltar que a Vigilância Ambiental em Saúde tem o Programa de Coleta de Óleo Vegetal Usado – PCOV. A cada dois litros entregues, a pessoa recebe um frasco de 500 ml de detergente líquido. Para mais informações, ligue: (22) 2768-6432.
Os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, que fazem parte da oficina de artesanato intitulada “Louco por você”, colocaram tanto para exposição, quanto para venda, os produtos feitos por eles, como: bolsas, cestos, porta celular, tapetes, porta caneta e papel, quadros dentre tantas opções. O Programa de Saúde Mental também participou ofertando a oficina de beleza com manicure, pedicure, sobrancelha e cabelo. Para os mais curiosos, tinha um microscópio possibilitando a observação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e também o da febre amarela. O Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis – DANT também participou do evento.
A subsecretaria de Saúde Sabrine Pereira falou sobre a importância de chamar atenção para essa data tão significativa. “A qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada à saúde. É essencial que toda a sociedade esteja conscientizada sobre a importância de manter práticas saudáveis no dia a dia e foi pensando nisso, que resolvemos comemorar esta data com todos os programas reunidos prestando esclarecimentos aos usuários”, enfatizou Sabrine.

Galeria de Fotos