Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã comemora o Dia Mundial da Saúde com uma série de atividades

Quissamã comemora o Dia Mundial da Saúde com uma série de atividades

A secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Ações Programáticas, realizou na manhã desta quinta-feira (07), na Praça Brigadeiro José Caetano, uma série de atividades educativas, além de ofertar serviços voltados para os munícipes. O evento contou com a parceria de diversos Programas da Saúde, a Estratégia de Saúde da Família – ESF e as secretarias de Educação, Assistência Social e Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A comemoração começou com alongamento realizado pela educadora física Fabiana Augusta com os assistidos pelo Programa de Atenção ao Idoso – PAI, que compareceram em peso e participaram com muito empolgação de todas as atividades. A população também marcou presença e ficou interessada nos serviços prestados. Em seguida, teve a apresentação do “Boi Renascer” com os integrantes da bateria, despertando a atenção dos transeuntes. Foi um dia de muita alegria, sorrisos e leveza.
Esta data, criada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Além disso, as ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informar sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde o tema deste ano de 2022: “Nosso Planeta, Nossa Saúde”.
Cada programa participante pôde esclarecer mais para a população sobre suas funções. O Saúde na Escola – PSE entregou panfletos e tirou dúvidas, assim como o da Saúde da Criança e do Adolescente. O Programa da Saúde do Homem falou sobre câncer de próstata. Já o Programa de Controle de IST/AIDS e Hepatites Virais entregou preservativos femininos e masculinos. O da Saúde da Mulher abordou o tema: câncer de mama. O Programa de Práticas Integrativas e Farmácia Viva distribuiu mudas de capim limão, erva cidreira, boldinho, entre outras.
O programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase explicou os sintomas das doenças e a necessidade do paciente fazer o exame de escarro. O de Hipertensão e Diabetes – Hiperdia aferiu a pressão arterial – PA, realizou teste de glicemia e aplicou a vacina da Influenza nos idosos. Vale ressaltar que a Vigilância Ambiental em Saúde tem o Programa de Coleta de Óleo Vegetal Usado – PCOV. A cada dois litros entregues, a pessoa recebe um frasco de 500 ml de detergente líquido. Para mais informações, ligue: (22) 2768-6432.
Os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, que fazem parte da oficina de artesanato intitulada “Louco por você”, colocaram tanto para exposição, quanto para venda, os produtos feitos por eles, como: bolsas, cestos, porta celular, tapetes, porta caneta e papel, quadros dentre tantas opções. O Programa de Saúde Mental também participou ofertando a oficina de beleza com manicure, pedicure, sobrancelha e cabelo. Para os mais curiosos, tinha um microscópio possibilitando a observação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e também o da febre amarela. O Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis – DANT também participou do evento.
A subsecretaria de Saúde Sabrine Pereira falou sobre a importância de chamar atenção para essa data tão significativa. “A qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada à saúde. É essencial que toda a sociedade esteja conscientizada sobre a importância de manter práticas saudáveis no dia a dia e foi pensando nisso, que resolvemos comemorar esta data com todos os programas reunidos prestando esclarecimentos aos usuários”, enfatizou Sabrine.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.