Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Sem categoria
  • Quissamã com ações referentes ao Mês Mundial do Aleitamento Materno

Quissamã com ações referentes ao Mês Mundial do Aleitamento Materno

Com ênfase no mês Mundial do Aleitamento Materno, celebrado em agosto, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23), ações voltadas para as gestantes acompanhadas pela Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado, e Centro de Especialidades. Em 2022, a campanha de incentivo apresenta como tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e as necessidades imunológicas da criança, e ajuda a prevenir infecções. “A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família”, destacou a gerente da USF de Barra do Furado, Wellika Manhães.

A enfermeira Raquel Freitas; a nutricionista Bruna Manhães; e as agentes comunitárias, Marisa Belarmino e Simone Manhães também participaram da iniciativa.

Com a presença das gestantes na unidade também foi possível trabalhar a importância da consulta odontológica, e cuidados com os dentes. As orientações foram passadas pela dentista Marilane Primo, e a auxiliar odontológica, Aline Pinto.

Terceiro Mamaço

No Centro de Especialidades ocorreu a abertura do Terceiro Mamaço de Quissamã, promovido pela coordenação de Ações Programáticas em parceria com os programas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem e PSE.

“O evento visa incentivar o aleitamento materno, mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê e alusão ao Mês da Amamentação, Agosto Dourado”, explicou a coordenadora de Ações Programáticas, Sara Santos.

A fonoaudióloga Mariana Ribeiro de Oliveira, abordou a importância do aleitamento materno e técnicas de manejo para as gestantes e puérperas, e os impactos do uso de bicos artificiais (chupeta e mamadeira), que pode levar ao desmame e prejuízos futuros no desenvolvimento ósseo e musculatura facial, além de implicações nas funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.

“O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma plena”, enfatizou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.