Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã com ações referentes ao Mês Mundial do Aleitamento Materno

Com ênfase no mês Mundial do Aleitamento Materno, celebrado em agosto, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23), ações voltadas para as gestantes acompanhadas pela Unidade de Saúde da Família de Barra do Furado, e Centro de Especialidades. Em 2022, a campanha de incentivo apresenta como tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e as necessidades imunológicas da criança, e ajuda a prevenir infecções. “A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família”, destacou a gerente da USF de Barra do Furado, Wellika Manhães.

A enfermeira Raquel Freitas; a nutricionista Bruna Manhães; e as agentes comunitárias, Marisa Belarmino e Simone Manhães também participaram da iniciativa.

Com a presença das gestantes na unidade também foi possível trabalhar a importância da consulta odontológica, e cuidados com os dentes. As orientações foram passadas pela dentista Marilane Primo, e a auxiliar odontológica, Aline Pinto.

Terceiro Mamaço

No Centro de Especialidades ocorreu a abertura do Terceiro Mamaço de Quissamã, promovido pela coordenação de Ações Programáticas em parceria com os programas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem e PSE.

“O evento visa incentivar o aleitamento materno, mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê e alusão ao Mês da Amamentação, Agosto Dourado”, explicou a coordenadora de Ações Programáticas, Sara Santos.

A fonoaudióloga Mariana Ribeiro de Oliveira, abordou a importância do aleitamento materno e técnicas de manejo para as gestantes e puérperas, e os impactos do uso de bicos artificiais (chupeta e mamadeira), que pode levar ao desmame e prejuízos futuros no desenvolvimento ósseo e musculatura facial, além de implicações nas funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.

“O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma plena”, enfatizou.

Galeria de Fotos