Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã celebra o Dia Mundial Contra a Hanseníase

O último domingo de janeiro (29) é marcado por ser o Dia Mundial Contra a Hanseníase, uma doença infecciosa que tem como sintomas iniciais, manchas, nódulos claros ou escuros na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Quando o diagnóstico é precoce, a cura se torna mais fácil e rápida.

O Programa de Controle da Hanseníase preparou mais uma ação, dessa vez, na Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praia de João Francisco, após a missa, para falar sobre alguns sintomas incluem fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés, além de poder esclarecer dúvidas dos presentes.

No Dia “D”, a Igreja Apostólica Tenda da Adoração, também realizou uma atividade educativa. A assistente social Rosa Maria Costa da Silva ministrou palestra sobre o tema, podendo alertar aos fiéis sobre a doença. A Matriz Nossa Senhora do Desterro foi mais uma a aderir a campanha e recebeu a equipe do programa, composta pela enfermeira Ruth Méia Nunes, a assistente social, Isabel Alves e a técnica de enfermagem, Bernadete de Lourdes da Silva.

“Quando os casos não são tratados no início, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira. Caso identifique o surgimento de manchas e falta de sensibilidade, busque imediatamente a sua USF ou o Programa da Hanseníase, no Centro de Saúde”, declarou a enfermeira do programa, Ruth Méia Nunes.

Os profissionais da Unidade de Saúde da Família – USF de Alto Grande, na última sexta-feira (27), abordaram o assunto com 11 participantes. Já na manhã desta segunda-feira (30), foi a vez da USF do Carmo. Mariene Fernandes e Viviane Pinto puderam conversar com 12 pacientes que aguardavam atendimento.

Nesta terça-feira (31), às 9h, será o encerramento da campanha com palestra educativa ministrada pela enfermeira Ruth Méia e pela fisioterapeuta, Maria Clara Longui, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas. Já às 14h, será no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Vale ressaltar, que quarta-feira (01), das 9h às 13h, a dermatologista Janine Franklin, fará exame da pele na população, para avaliação de manchas, no Centro de Saúde.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.