Importante recurso para atender os pacientes de forma informatizada, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS funciona desde abril no Centro de Saúde. Implementada pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, a ferramenta substitui a versão em papel do prontuário e será introduzida em todos os serviços de saúde do município.
Na prática, o resultado tem sido positivo para o atendimento é comemorado por gestores e médicos pela praticidade e redução de custos. O cardiologista do Centro de Saúde, Dr. Tadeu Pinheiro, comentou sobre a utilidade do sistema e ressaltou os benefícios da integração nas informações dos pacientes.
“Benefício pra todo mundo. É benefício para o médico, e a gente ganha em informação do que a gente pode tratar melhor do paciente, benefício para o paciente, que a gente vai ter sempre as informações das comorbidades e não deixa de ser um ganho para o gestor, para o município. A gente vai ter tudo informatizado, tem menos consumo de papel, e menos consumo de papel é menos gasto. Tá todo mundo ganhando com essa nova informatização”, disse o médico.
O prontuário eletrônico é a versão digital do conhecido prontuário médico, e armazena dados de pacientes, como histórico clínico, informações sobre consultas, exames e tratamentos. A informação do paciente fica integrada em outros sistemas da rede de saúde do município, informatizando o atendimento do cidadão realizado pelos profissionais.
A tecnologia se tornou um instrumento fundamental no atendimento do SUS e vai ser ampliado, explica a secretária de Saúde, Milena Viana. “Nosso objetivo enquanto Secretaria é colocar esse prontuário em todas as nossas unidades, incluindo o Hospital, para fazer a integração da rede e, com isso, diminuir os gastos e ofertar uma saúde melhor para os nossos usuários. Além da parte médica do prontuário, a gente tem uma economia grande em relação aos gastos na unidade. Vai diminuir os custos e o envolvimento do trabalho”, comentou.
A administradora do Centro de Saúde, Patrícia Santos, explica que o prontuário eletrônico consegue oferecer ao usuário um tratamento mais integrado. “A gente tem todo o histórico de atendimento. Com a integração de forma eletrônica e informatizada a gente tem desde o histórico da Estratégia Saúde da Família até o histórico daqui. E aí a gente tem as doenças, as comorbidades que esse paciente possui, histórico de alergia, de medicamento e de exames”, disse.