Quissamã aprova Programa Municipal de Educação Ambiental

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Comades, se reuniu, na terça-feira (30), na sede da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, e aprovou por unanimidade o Programa Municipal de Educação Ambiental – ProMEA. O documento orienta ações conjuntas em Educação Ambiental formal e não formal a serem adotadas no Município para os próximos anos.
No processo de construção do ProMEA foi aplicado um Questionário de Percepção Ambiental, com informações para a discussão nas duas oficinas que contaram com a participação de funcionários das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Assistência Social; jovens do Projeto Embaixadores do Meio Ambiente, conselheiros do Comades e representantes da iniciativa privada.
Foram definidos quatro eixos temáticos: água e esgoto, arborização urbana, coleta seletiva e resíduos sólidos e unidade de conservação e ambiente, além de 11 propostas de ações a serem priorizadas. O próximo passo será a apresentação do documento ao Conselho Municipal de Educação, no dia 8 de dezembro, com o objetivo de integrar as ações.
Segundo a coordenadora do trabalho, Clicia Barcelos, “este foi um desafio para o setor do Meio Ambiente. No entanto, com uma equipe comprometida e participação da sociedade, avançamos e chegamos até aqui. Os problemas ambientais permeiam toda a sociedade, e a busca por soluções não são fáceis. É preciso uma mudança de mentalidade de todos, avaliou.
Para o vice-prefeito e secretário da Semag, Marcelo Batista, “a participação de toda sociedade é de suma importância para o desenvolvimento da qualidade ambiental do Município”.