Para promover a conscientização sobre o combate à obesidade e a importância da alimentação saudável, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou o resultado do mapeamento alimentar e nutricional do município nesta terça-feira (17), em reunião com a prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista e representantes de diversas secretarias. O objetivo é garantir uma abordagem completa e integrada, envolvendo as famílias a adotarem mais hábitos saudáveis.
Quissamã já conta com ações integradas com diversas secretarias, mas a partir do mapeamento, novas propostas serão incluídas com as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Obras, Cultura entre outras. O panorama “Vigilância Alimentar e Nutricional em Quissamã” é resultado da pesquisa da Coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Alba Valéria, a partir do Programa Proteja, que tem como objetivo combater a obesidade infantil.
“O foco é uma cidade saudável. A reunião foi justamente para a articulação intersetorial, pois o Programa Proteja foi a mola que impulsionou alinhar a Vigilância Alimentar e Nutricional do município com as demais secretarias. E vamos avançar nesta agenda que perpassa por articulação por todos os setores”, comentou.
Alba destacou ainda que o levantamento avaliou os aparelhos públicos disponíveis, hortas, agricultura familiar, feiras, e comércios do setor de alimentação e o perfil nutricional em cada território na cidade. O mapeamento aconteceu na área das nove unidades de Estratégia de Saúde da Família (Barra do Furado, Caxias, Alto Grande, Morro Alto, Centro, Carmo, Machadinha, Mathias e Santa Catarina), visando a quantidade de estabelecimentos que vendem produtos ultra processados, processados e in natura. A partir daí, entender que cada território tem sua especificidade no seu ambiente alimentar que pode influenciar nas suas escolhas se for positiva ou não e assim impactar na saúde.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a atuação integrada das secretarias e o trabalho exitoso nas políticas públicas de alimentação e nutrição do município.
“Esse momento é muito importante. A obesidade é um aspecto que está na invisibilidade, principalmente para os jovens. É uma questão que precisamos falar no dia a dia, ir para além da questão da saúde. Tem a questão da gordofobia, do afastamento, da insegurança. Os usuários da rede obesos têm acompanhamento da Estratégia de Saúde da Família, são encaminhados para psicólogo, para o endócrino e terão sempre nosso olhar atento”, comentou.
Também estiveram na reunião o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Luís Carlos Freitas; o Secretário de Comunicação, Leonardo Barros; a Secretária de Saúde, Milena Viana; a Subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira; a Secretária de Educação, Helena Lima; a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; e a Secretária de Esporte e Lazer, Ísis Chagas.