Público prestigia 8ª edição da Feijoada da Liberdade do Quilombo Machadinha

Neste sábado (4), a Feijoada da Liberdade do Quilombo Machadinha, em Quissamã, realizou a Missa da Liberdade. A celebração foi conduzida pelo Padre Mauro Nunes, e contou com elementos da cultura local, com música, percussão de atabaques do grupo de Jongo Tambores de Machadinha, e a presença de moradores tradicionais da localidade como Seu Tide e Dona Preta. A programação de sábado será encerrada com show de Nelson Príncipe Negro, às 21h.
Na sequência, o evento, que é uma realização da Associação de Remanescentes de Quilombo (Arquima) com apoio da Prefeitura de Quissamã, em comemoração aos 134 anos de Abolição da Escravatura, chegou ao ponto mais esperado do dia quando foi servida a tradicional feijoada. O grupo Gíria de Três se apresentou durante o almoço, mantendo a descontração de todos com muita MPB.
A prefeita Fátima Pacheco, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, compareceram ao evento e conversaram com moradores e organizadores.
“O Quilombo Machadinha tem uma história rica e viva, encontros como este reafirmam o nosso compromisso com nosso patrimônio, que é a cultura, costumes e tradições, junto com essas pessoas que transmitem para as novas gerações os ensinamentos de luta e liberdade”, destacou Fátima Pacheco.
Com público expressivo, a Feijoada contou com a visita de comitivas de instituições universitárias de ensino, como Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF), e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Programação segue neste domingo
No domingo (5) pela manhã, às 9h, tem campeonato de futebol seguida da roda de conversa “Pra não lembrar do tempo de cativeiro. Às 12h, almoço com comidas típicas; 14h oficina de jongo; 16h, contação de histórias com Dama e os Griôs; 17h, show com Elas Sambam e encerrando com o acendimento da fogueira com roda de jongo.