Projeto IntegrAção amplia acesso da população a serviços e atendimentos

Democratizar o acesso da população de comunidades distantes da área central a serviços essenciais é o objetivo da Prefeitura de Quissamã com o projeto IntegrAção. A primeira atividade foi na manhã desta quinta-feira (25), em Sítio Bonfim, com profissionais das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, e a subsecretária, Valquíria Barcelos, acompanharam o primeiro dia da nova iniciativa, na Igreja Assembleia de Deus Monte Sinai Novo Renascer.
– Este tipo de ação é muito importante para que a Prefeitura leve à população informações e serviços. A Secretaria de Assistência Social, nesta ação, traz a equipe do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), um importante equipamento de proteção na nossa rede, que realiza um trabalho preventivo, mas que também atende à mulher em qualquer momento que ela precisar, frisou Tânia Magalhães.
A população teve acesso à consulta com médico clínico geral e enfermeiro, teste de glicemia, medição de pressão arterial e teste para Covid-19. Além de informações com advogada, psicóloga e assistente social do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) neste Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Outro sucesso do IntegrAção foi a oficina de bijuteria com confecção de phone strap (pingente de celular).
Sítio Bonfim possui 39 famílias cadastradas no Programa Saúde da Família. Os moradores da localidade são atendidos na unidade de Santa Catarina. Dona Jocélia Maria da Conceição foi uma das atendidas: “fui na doutora, ela passou o remédio. Muito boa essa ação, pertinho de casa. Estou muito feliz”, disse a moradora.
A enfermeira da unidade de saúde de Santa Catarina, Suzana Pinheiro, destacou que esta é a segunda ação em um mês: “essa é mais uma possibilidade de as pessoas acessarem a rede de Saúde. Conseguimos ofertar muitos serviços e agendamos o que não é possível fazer aqui, como exame laboratorial”, explicou.
Pastor da Igreja Assembleia de Deus Monte Sinai Novo Renascer, Francisco Alves destacou a importância de abrir as portas da Igreja para este tipo da ação: “A gente abre espaço para a Saúde realizar o trabalho, isso é uma bênção para a nossa população”, disse.