Projeto Escola Antirracista Quissamã aborda o tema Educação Antirracista

O Projeto Escola Antirracista Quissamã teve nesta quinta-feira (24) o primeiro encontro em sala de aula. A roda de conversa “Educação Antirracista” foi realizada pelo professor de História da rede municipal de Quissamã e Doutor em Educação, Humberto Salustriano, com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Ilka de Queirós e Almeida, no bairro Santa Catarina.

Além da roda de conversa, os alunos ainda participaram da oficina de trança.

“A trança tem um significado muito grande para além de nos embelezar, as tranças foram rotas feitas na época, feitas pelos escravizados e eles iam, eles faziam as rotas deles através das tranças, então para além de nos embelezar, a trança é algo cultural que a gente deve preservar”, explicou a coordenadora de Igualdade Racial, Jovana Azevedo.

O Escola Antirracista Quissamã foi lançado no início deste mês e é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e Assistência Social, juntamente com a Coordenadoria de Igualdade Racial, com a proposta de fomentar o debate sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar, inicialmente com alunos do 6º ao 9º ano. Uma vez por semana, o projeto vai realizar rodas de conversa, palestras e oficinas de trança e boneca Abayomi em uma escola.