Projeto de Contação de histórias visita alunos de alfabetização na Miguel Ângelo

O projeto “Qual história será?”, de estímulo à leitura e à oralidade, desenvolvido pela secretaria de Educação de Quissamã com turmas de alfabetização foi apresentado nesta terça-feira (7), na Escola Municipal Miguel Ângelo, localizada no bairro de Caxias. Pela manhã, “A gaivota Chicota” voou até a sala da professora Fernanda, para contação de histórias e recontos envolvendo a Turma da Mônica. O livro base do projeto é “A Arca de Noé”, com músicas de Vinícius de Moraes.
Implantado nas 10 escolas de Ensino Fundamental N1 (CBA) da rede municipal, ele é voltado para alunos de três a oito anos, num total de cerca de 1029 escolares, distribuídos entre 12 turmas do Pré I e Pré II e 15 do N1 com professores de leitura. Cada escola recebe uma vez por mês, o projeto executado pelas professoras Andréa Trindade, Rosângela Barcelos e Maria Josefa Pessanha.
– Uma oportunidade que é dada às crianças de desenvolverem suas habilidades e competências linguísticas ao ouvir a contação de histórias infantis, ricas de possibilidades pedagógicas. Ao resgatar os conhecimentos prévios dos alunos, baseia-se na familiaridade que eles já têm com essas histórias – disse Andréa, acrescentando que os objetivos do projeto são desenvolver nas crianças a flexibilidade cognitiva, a criatividade verbal, a compreensão, a expressão oral e o vocabulário.
Para o secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, um dos compromissos do atual governo é promover ações que estimulem a leitura escrita. “Este ano, o projeto está atendendo aos alunos das séries iniciais, pois entendemos que o hábito da leitura e da escrita deve ser estimulado na criança desde pequena”, disse.