Programa Saúde na Escola realiza uma série de atividades durante a semana

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, realizou uma série de atividades durante a semana, nas escolas municipais e na sede do Programa Jovens em Ação. Foram abordados temas diversificados referentes ao bem-estar da população como um todo, para viver melhor e com responsabilidade, em sociedade.
Na última terça-feira (31), foi realizada na Escola Municipal Professora Regina Celi Passos uma atividade pelo educador físico Gustavo Moreira, conhecida como práticas corporais. O incentivo à prática esportiva é uma das ações desenvolvidas. Já na quarta-feira (1), uma equipe da Vigilância em Saúde, que tem como objetivo diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários esteve na E. M. Professor Miguel Ângelo da Silva Santos para falar sobre arbovirose.
O enfermeiro e coordenador do Programa Saúde do Homem, Antônio Carlos Silva, realizou na quinta-feira (2) na parte da tarde, na sede do Programa Jovens em Ação, uma roda de conversa chamada de Papo Reto, com os rapazes que pertencem ao programa. O enfermeiro apontou vários pontos voltados a saúde e bem-estar do corpo masculino e ainda falou sobre a responsabilidade de engravidar uma menina da mesma idade, elencando os compromissos como pai prematuro.
Também na quinta, as turmas do 5º ano da Escola Municipal Tânia Regina, ouviram a palestra sobre os cuidados em época de chuva, para que o mosquito Aedes aegypti não se prolifere, causando doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, ministrada pela equipe da Vigilância em Saúde. Finalizando o dia, a enfermeira Flávia Batista abordou o tema gravidez na adolescência. Ela passou para as meninas do Jovens em ação, instruções sobre o perigo de uma gravidez prematura, prevenção contra as ISTs e métodos contraceptivos.
Encerrando a semana, na sexta-feira (3), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Regina Celi Passos, participarem uma atividade realizada pela equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família – USF do Centro e profissionais da Vigilância em Saúde, sobre o tema Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Aparecida Barcelos, falou sobre a importância da parceria com as escolas.
“A parceria contribui sensivelmente para a melhora do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral, pois eles são conscientizados sobre a necessidade de uma vida mais saudável, estreita as relações entre os públicos envolvidos, é fundamental na formação de cidadãos mais responsáveis, estimula a prática de exercícios físicos, incentiva atividades que contribuam nas relações interpessoais, previne expor o estudante a situações de risco para sua saúde e integridade física”, finalizou.