Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Programa Hiperdia celebra Dia Nacional de Combate ao Diabetes Mellitus

Programa Hiperdia celebra Dia Nacional de Combate ao Diabetes Mellitus

Na manhã desta terça-feira (28), o Programa Hiperdia em parceria com o Programa Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Doenças Raras, realizou uma atividade educativa no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Diabetes Mellitus, comemorado no último domingo (26). A ação contou com palestras, teste de glicemia, distribuição de mudas medicinais e avaliação nutricional.
A coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos, ministrou a principal palestra, referente a Diabetes, visando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a alimentação, atividade física regular, não abusar do sal, manter o peso ideal e ficar atenta aos sinais que a doença dá, como produção de urina em excesso perda de peso; fome e sede excessivas; boca seca; fraqueza; visão turva.
O diabetes mellitus é uma doença na qual o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina ou não responde normalmente à insulina, fazendo com que o nível de açúcar (glicose) no sangue fique excepcionalmente elevado. É uma doença crônica que a cada dia afeta mais pessoas no nosso país e em todo o mundo.
As formas mais frequentes de diabetes são o tipo 1 e o tipo 2, entretanto, outros tipos são conhecidos. Costuma-se dividir a doença em quatro grupos: diabetes tipo 1, tipo 2; diabetes gestacional e ainda existe ainda a chamada pré-diabetes, que se refere a um estado intermediário entre a diabetes melittus e um paciente normal. Para realizar o diagnóstico correto, é necessário analisar os sintomas e realizar alguns exames para confirmar as suspeitas.
“A diabetes mellitus, em suas diferentes formas, apresenta tratamento voltado para o controle dos níveis de glicose no sangue e para evitar complicações. Entre as principais recomendações médicas, está uma dieta saudável e com quantidade de carboidratos reduzida. É importante a realização de exercícios físicos. Alguns pacientes, também precisam fazer uso da insulina. A frequência da aplicação do hormônio varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliada pelo profissional, afirmou Camille.
“Eu achei que a diabete fosse uma doença de pessoas mais velhas. Hoje aprendi que até nós, jovens, podemos ter a mellitus tipo 1 (DM1), que ocorre entre a infância e o início da adolescência. Fiquei surpresa, mas serviu como um alerta. Vou ter que fazer a reeducação alimentar e seguir a orientação de descascar mais e abrir menos embalagem”, afirmou Tyffanni Costa, Agente Mirim, de 14 anos.
Vale ressaltar que é fundamental usar corretamente as medicações indicadas pelo profissional e manter o acompanhamento regular na sua Unidade de Saúde da Família – USF. Na próxima quarta-feira (29), as 8h, os usuários do antigo PAI, estarão reunidos na SCFV de Vínculos para Pessoas Idosas para mais uma ação do programa Hiperdia.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.