Programa de Vendas em Balcão é apresentado a criadores

Com o objetivo de orientar os produtores rurais do município interessados no Programa de Vendas em Balcão – Milho, foi realizada, na tarde desta terça-feira (20), uma palestra no Centro de Convivência do Parque de Exposições, sobre o tema, ministrada pela Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, Danielle Barros, que abordou também o Programa SIPAF – Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar. O evento teve apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos escritórios locais da Emater-Rio e da Defesa Sanitária Estadual.
Ao final do encontro, ficou acordado que a partir de quinta-feira (22) os interessados em aderir aos programas podem se dirigir à secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, a partir das 13h30, para realizar o cadastro, mediante os documentos exigidos, como: cópia do RG e CPF; cópia de comprovante de endereço do imóvel, em nome do cadastrado; cópia documento de propriedade ou posse, arrendamento, assentamento, parceria do imóvel; extrato do plantel emitido pela divisão de defesa sanitária ou órgão igualmente competente (desconsiderar caso haja assinatura de técnico de órgão público de extensão rural ou defesa sanitária no campo 37 do cadastro técnico); e cópia de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa atualizado (somente para bovinocultura).
O vice-prefeito Marcelo Batista agradeceu a presença dos produtores rurais de Quissamã e parabenizou a equipe da secretaria de Agricultura por estar sempre desenvolvendo e trazendo programas para o benefício desse público-alvo. “Quero agradecer aDanielle por trazer essas informações que abrem o leque de oportunidades para nossos produtores. Que possamos aumentar as parcerias para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.
A palestrante falou um pouco sobre a função da Delegacia Estadual, que é um órgão gestor de execução de políticas públicas de agricultura familiar, detalhou o Programa SIPAF e, depois, deu informações sobre o Programa Vendas do Balcão – Milho, que é uma iniciativa do Governo Federal, que vem de encontro com a agricultura familiar. “Atualmente, o saco de milho, com 50 kg, está custando R$ 32, mas a cada quinzena o valor pode aumentar ou diminuir, pois a cotação muda após o dia 30 de cada mês”, explicou Danielle, destacando uma das vantagens da adesão ao programa para os produtores rurais presentes.
Interessada no cadastro, a produtora rural Izaíldes Gomes da Silva, moradora de Morro Alto, contou que pretende aderir aos dois programas divulgados na palestra. “Temos uma criação de 400 galinhas para a produção de ovos, que vendemos para Macaé. Comprando o milho por um preço mais em conta, podemos ter um lucro maior”, frisou, empolgada.
Além da participação dos produtores rurais de Quissamã, especialmente os criadores de aves, bovinos de corte e leite, o evento contou com a presença do representante da Emater-Rio, Francisco José Rodrigues; da Defesa Sanitária Estadual, Miguel Ângelo; do vice-presidente da Empresa Macuco, Marcos Tadeu; do secretário e subsecretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo e Paulo Pessanha, respectivamente; de técnicos da pasta; e do vereador José Borba.