Profissionais debatem a adolescência em encontro

O auditório da Prefeitura de Quissamã recebeu, na manhã de sexta-feira (30), a palestra ‘O Sujeito Adolescente’, com a psicanalista Dra. Sônia Alberti. O público, formado por psicólogos, assistentes sociais, educadores, pedagogos e psicopedagogos, em um segundo momento, interagiu com a palestrante, apresentando casos locais, sem identificação dos sujeitos, e recebendo dela análise e respostas, quando possíveis.
Realizado pela secretaria de Assistência Social, sob a coordenação da psicóloga Reneza Rocha, o evento teve abertura com apresentação do grupo de Hip Hop do Centro Cultural Sobradinho, que encantou a todos com sua performance. Além dos profissionais de Quissamã, participaram também representantes de Macaé e Carapebus, de equipamentos da Assistência. Organizadora do evento, Reneza falou, na abertura, sobre os questionamentos que a levaram a pensar sobre o assunto e a convidar a Dra. Sônia para este momento de discussão da temática adolescente.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, ressaltou a importância do tema. “Acredito que a Dra. Sônia contribuirá muito para as reflexões do dia a dia de todos e, mais do que isso, porque o tema perpassa pelo trabalho de todos nós, já que as questões que são postas com este público envolvem mais do que o conhecimento técnico, envolvem uma reflexão mais aprofundada, já que muitas vezes têm desdobramentos muito sérios e pesados de se lidar”, falou.
Segundo Tânia, esse encontro foi pensado desde maio, como uma comemoração pelo Dia do Psicólogo, que foi no último dia 27. E que o momento é muito pertinente, porque o profissional da psicologia é tão importante quanto o assistente social, o educador e outros que atuam diretamente com o sujeito adolescente.