Com objetivo de ofertar um melhor atendimento na área da saúde, cerca de 50 profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Quissamã concluíram o Curso de Atualização oferecido pela secretaria estadual de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O encerramento aconteceu nesta quinta-feira (23), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), com apresentação dos trabalhos de conclusão.
A formação teve início em fevereiro com aulas presenciais e online voltadas para médicos, enfermeiros, dentistas de família, técnicos de enfermagem, gerentes de Unidades de Saúde da Família (USF) e Agentes Comunitários de Saúde.
O curso tem como foco promover o reconhecimento das atribuições dos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), além de ofertar instrumentos e evidências para que possam utilizar na tomada de decisão nas diferentes áreas de atuação: gestão, clínica, comunidade, promoção da saúde e vigilância em saúde.
A secretária de Saúde, Milena Viana, enquanto Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, e a Coordenadora de Planejamento em Saúde, Delba Barros, foram capacitadas de outubro a dezembro de 2022 pela Secretaria de Estado para coordenar e ministrar as aulas no município. A Secretária destacou a atuação dos profissionais da saúde e o aprimoramento do atendimento pelo SUS.
“Durante nove meses, as equipes passaram por aulas quinzenais, para contribuir com o fortalecimento da identidade profissional. Quissamã foi o único município da região Norte que concluiu o curso. Tudo o que temos conquistado e visto é fruto do trabalho de toda uma equipe. Desde a ponta, até a atenção primária e hospital”, disse.
Cinco módulos de aprendizagem foram organizados: Atenção Primária à saúde (APS) e a Estratégia de Saúde da Família no contexto das políticas públicas de saúde; Segurança do paciente na Atenção Primária à saúde; A organização dos sistemas locais com ênfase no planejamento territorial; O papel das APS nas linhas de cuidado; e A atenção interdisciplinar, intersetorial e a participação popular na APS.
A metodologia foi baseada nos conceitos de educação permanente em saúde e aprendizagem significativa buscando alcançar temas necessários à prática do profissional na Atenção Primária à Saúde.
“Nós sabemos de todo empenho dos profissionais, e conseguir que a gestão entendesse que a educação permanente faz parte do trabalho, é justamente a possibilidade de refletir sobre tudo. Foi um momento importante para reforçar coisas que já sabíamos”, comentou Delba.
O curso contou ainda com participação dos professores externos da UFRJ – campus Macaé: Prof. Dr. Helvo Slomp, Prof. Dra. Kathleen Cruz; e Prof. Dra. Inês Leoneza; da UFF- campus Rio das Ostras: Prof. Dra Hayda Alves; da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ: Prof. Maria de Lourdes Moreira e da Superintendência de Atenção Primária à Saúde da Secretaria da SES-RJ; Prof. Ana Carolina Tavares.