Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Professores de Quissamã participam de abertura do Curso de Educação Quilombola do MEC em Cabo Frio

Nesta quarta-feira (28), 32 professores da rede municipal de Quissamã participaram, no IFF de Cabo Frio, da aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Ministério da Educação (MEC). Quissamã foi o primeiro município da região Norte Fluminense contemplado com o curso.

O curso, que será realizado ao longo do ano de forma semipresencial, representa um passo significativo para a valorização da cultura quilombola em Quissamã. Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, este é um momento importante para o município.

“Este projeto não apenas fortalece os laços comunitários, mas também promove uma educação mais inclusiva e representativa para todos os alunos de Quissamã. Com a participação ativa dos professores e o apoio das instituições envolvidas, o futuro da educação quilombola se perpetuará nas próximas gerações”, enfatizou a secretária lembrando que a adesão ao curso foi assinada pela prefeita Fátima Pacheco, no Dia da Consciência Negra no ano passado.

A iniciativa, que conta com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras instituições de renome, oferecerá 180 horas de capacitação, incluindo atividades presenciais e virtuais.

Para a coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica, Fabiany Koch, “este curso representa uma oportunidade única de aprofundar o entendimento sobre a história e as tradições das comunidades quilombolas, enriquecendo assim o ambiente educativo”, frisou.

Dos cerca de 30 professores da rede de Quissamã, presentes na cerimônia, estão docentes das escolas municipais Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, e Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina e também da COGEP (Coordenação de Gestão Pedagógica).

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.