O Horto Municipal Hermes de Souza, em Quissamã, desempenha um papel crucial no desenvolvimento da agricultura local, especialmente para os pequenos produtores. Com uma área de 16,8 hectares, o local funciona como um centro de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, oferecendo orientação e suporte técnico aos agricultores.
A importância do horto foi destacada durante a visita do prefeito Marcelo Batista, na quinta-feira (6). Marcelo tem grande identificação com a área, tendo atuado como secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. O encontro com o atual secretário da pasta, Jorge Penha, e técnicos da secretaria reforçou o compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento do setor agrícola.
“O Horto Municipal, com sua ampla abrangência, segue como exemplo de eficiência e contribuição para o fortalecimento da agricultura no município de Quissamã, sempre tendo os agricultores como parceiros e beneficiários dos trabalhos aqui desenvolvidos por toda equipe”, ressaltou Marcelo Batista.
As atividades do Horto Municipal incluem a produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de espécies frutíferas ornamentais, de restinga e hortaliças. O espaço também dissemina técnicas que promovem maior rentabilidade e menor custo para os agricultores familiares.
Em 2024, o horto produziu cerca de 440 mil mudas, destinadas à agricultura familiar, aos produtores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e aos moradores interessados em hortas residenciais.
O secretário Jorge Penha enfatizou o grande potencial do Horto na geração de tecnologias acessíveis aos agricultores, destacando as parcerias firmadas com a Embrapa e a Pesagro.
“Essas colaborações têm proporcionado capacitação técnica e estudos de campo para o desenvolvimento de espécies adaptadas às condições climáticas e de solo da região, o que garante melhores resultados para os produtores locais”, avaliou Jorge Penha.